Bolsonaristas fazem gesto associado ao nazismo durante manifestação em SC

No Brasil, quem faz gestos nazistas pode ser preso pelo crime de racismo e cumprir pena de reclusão.

reprodução | reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Manifestantes bolsonaristas que fecham a rodovia SC 163, em São Miguel do Oeste, Santa Catarina, fizeram um gesto semelhante à saudação nazista. Em vídeos que circulam nas redes sociais nesta quarta-feira (2), é possível ver os apoiadores do presidente Jair Bolsonaro (PL) cantando o hino nacional com o braço estendido, um gesto adotado pelos nazistas para saudar Adolf Hitler. Veja o vídeo abaixo!

No Brasil, quem faz gestos nazistas pode ser preso pelo crime de racismo e cumprir pena de reclusão. A punição é efeito da lei 7.716/1989, que tem penalidade específica para uso de símbolos ligados ao nazismo.

O Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas (GAECO) de Santa Catarina informou que está trabalhando para identificar as pessoas que fizeram saudação nazista durante as mobilizações em São Miguel do Oeste.

"Uma vez identificadas, será produzido um relatório e as informações encaminhadas pra 2ª Promotoria de Justiça da Comarca, que possui atribuição criminal, para responsabilização dos envolvidos", esclarece a Coordenadora do GAECO de São Miguel do Oeste, Promotora de Justiça Marcela de Jesus Boldori Fernandes. O caso também já está sendo acompanhado pelo Núcleo de Enfrentamento a Crimes Raciais e de Intolerância (NECRIM).



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES