Bolsonaro afirma que vai isentar chineses de visto para entrar no país

A princípio, não haverá reciprocidade. A medida já foi anunciada para Estados Unidos, Japão e Canadá. O próximo país deve ser a Índia.

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O presidente Jair Bolsonaro (PSL) afirmou nesta quinta-feira (24) que vai isentar os chineses de visto para entrar no Brasil para turismo ou negócios.

A princípio, não haverá reciprocidade. A medida já foi anunciada para Estados Unidos, Japão e Canadá. O próximo país deve ser a Índia.

Segundo o chanceler Ernesto Araújo ainda não há prazo para o início da aplicação da medida, porque deve haver forte demanda. A China possui uma população de cerca de 1,39 bilhão de pessoas.

Hoje os chineses que querem viajar ao país precisam recorrer aos três consulados que o Brasil tem na China, localizados em Pequim, Xangai e Cantão.

A medida foi anunciada primeiramente a “pesos pesados” da indústria da China. Bolsonaro se reuniu em Pequim com 19 presidentes de grandes companhias chinesas de setores como varejo, aviação, infraestrutura, agrícola e entretenimento.

Entre eles, estavam Wang MingQiang, CEO do Alibaba, Feng Yong Fang, presidente do Grupo de Investimentos CRCC (infraestrutura), e Yu Songho, presidente do HeRun Group, um dos maiores importadores de soja do país.

O encontro foi organizado pelo presidente da Fiesp (Federação das Indústrias do Estado de São Paulo), Paulo Skaf, que convidou companhias com as quais a entidade mantém relações.

Bolsonaro também aproveitou a oportunidade para frisar aos chineses que o Brasil agora está “solvente” após a aprovação da reforma da Previdência, o que dará previsibilidade aos seus negócios.

A reunião foi bastante protocolar e durou cerca de meia hora. Os empresários chineses apresentaram seus negócios e falaram sobre seu desejo de investir no Brasil.

A abertura de Bolsonaro ao investimento chinês representa uma importante mudança de postura em relação ao discurso adotado na campanha eleitoral. Na época, o então candidato chegou a afirmar que “a China não estava comprando no Brasil, mas comprando o Brasil”.

A direita brasileira, capitaneada por Olavo de Carvalho —conhecido como o “guru” de Bolsonaro—, não vê com bons olhos a aproximação entre Brasil e China.

Em janeiro deste ano, uma comitiva de deputados visitou a China para conhecer os sistemas de segurança por reconhecimento facial do país e foi duramente criticada pelo escritor que chamou os congressistas de “caipiras” e “semianalfabetos”.

Apesar da resistência de parte de seus eleitores, Bolsonaro tem adotado um tom pragmático e levado aos chineses a mensagem de que o Brasil está aberto a negócios.

A China é o maior parceiro comercial do Brasil. De janeiro a setembro, o intercâmbio comercial entre os dois países somou US$ 72,8 bilhões. Em 2018, foram US$ 98,8 bilhões — um recorde.

A China começou a registrar seu PIB no ano de 1952, mas dados com valores comparativos são fornecidos pelo Banco Mundial apenas a partir de 1960

1949 Líder comunista Mao Tsé-Tung proclama a República Popular da China

1958 Mao lança o Grande Salto Para a Frente para industrializar o país. O plano falha e mais de 20 milhões morrem de fome

1972 Richard Nixon visita a China para marcar a retomada das relações com os EUA

1976 Morre Mao, aos 82 anos

1978 Deng Xiaoping assume o comando e inicia reformas econômicas, que liberam investimentos estrangeiros e práticas capitalistas em algumas regiões

1990 Nesta década, o país passa a diversificar seus produtos para exportações

2001 Admissão na Organização Mundial do Comércio

2011 China se torna a 2ª maior economia do mundo

2012 Xi Jinping é escolhido dirigente. Em 2018, limite de mandatos é abolido, e ele poderá ficar no cargo indefinidamente



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES