Bombeiro que tinha medo de segurar bebês faz parto dentro de ambulância

Artur, nasceu dentro da ambulância, a caminho da maternidade.

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Integrantes da Força Nacional que trabalham na comunidade de Santo Amaro, que fica no Catete, Zona Sul do Rio, se tornaram heróis ao fazer o parto da moradora Andressa Estevam de Souza, de 18 anos, na madrugada de sábado. O bebê, que recebeu o nome de Artur, nasceu dentro da ambulância, a caminho da maternidade, pelas mãos do bombeiro militar, o soldado Fabrício Malta, de 35 anos.

Antes de pedir ajuda aos integrantes da Força Nacional - que estão no local para garantir a segurança até a instalação de uma UPP -, Andressa havia dado entrada na Maternidade-Escola da UFRJ, em Laranjeiras, sentindo contrações. Durante o atendimento, o médico disse que o bebê não nasceria no dia, então a gestante voltou para casa. Lá, as dores aumentaram.

? Deitamos a Andressa na maca da parte de trás da ambulância, a caminho do hospital, pois percebi que as contrações estavam com o intervalo curto, de dois em dois minutos, e que o bebê podia nascer a qualquer momento ? conta o soldado, que estava no ponto base em Santo Amaro quando a irmã da gestante pediu ajuda, por volta das 3h30.

O soldado Malta estava certo. Quando Andressa se despiu para ser atendida, ele já conseguia ver os fios de cabelo do bebê e pediu para que o carro parasse antes de chegar de volta à maternidade. Começaram então os procedimentos do parto e logo o menino nasceu.

? A primeira sensação é de preocupação. Fui verificar se o cordão umbilical não estava enrolado no pescoço e depois colocar na posição certa para abrir as vias aéreas. Depois de ouvir o choro, foi aquele alívio e satisfação! Agradeço a Deus aquele momento, pois às vezes você passa a vida toda como bombeiro e não tem a oportunidade de fazer um parto. O bebê está marcado na minha história, e eu na história dele. Foi um presente divino!

Malta foi auxiliado pelo sargento Flaviano Morais Melo, de 27 anos, que também estava na parte de trás da ambulância na hora do parto:

? Ajudar uma pessoa a dar à luz uma criança é muito bom. Não tenho nem palavras para explicar.

A equipe da Força Nacional que atendeu Andressa foi visitá-la no hospital, no sábado. A mãe ficou emocionada e a irmã, Jaqueline, disse que aquele momento ficará guardado para sempre na memória dela.

Andressa não é mãe de primeira viagem. Apesar de ter 18 anos, esse é o terceiro filho dela:

? O bebê nasceu no meio do caminho. Ninguém esperava. O ?policial? ficou nervoso quando pegou o neném na mão. Quando contei para a família que ele tinha nascido, ninguém acreditou, todo mundo ficou bobo.

Andressa estava certa quando percebeu o nervosismo do soldado ao segurar o bebê.

? Logo eu, que evitava pegar bebês pequenos pois achava que não tinha jeito, que podia machucar a criança, acabei fazendo o parto! ? disse o soldado Malta, que é de Maceió e chegou no Rio para trabalhar há apenas dois meses.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES