Brasil avança quase 10 posições em ranking de velocidade de internet

País entra no grupo dos cinquenta primeiros no ranking que avalia a velocidade da conexão à internet; entenda

Avalie a matéria:
Brasil avança quase 10 posições em ranking de velocidade de internet | Pixabay
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O Brasil progrediu em direção ao topo do ranking de velocidade de internet móvel da Ookla, renomada empresa por trás do Speedtest. Com um avanço de oito posições, o país agora se estabelece entre os 50 primeiros colocados, ocupando a 46ª posição no ranking que avalia a eficiência das conexões de internet em nível global. A liderança dessa classificação é mantida pelos Emirados Árabes Unidos. 

A velocidade média da conexão de internet móvel no Brasil atinge 47,38 Mbps, focando apenas nos downloads. Esse valor ultrapassa o desempenho de nações pertencentes ao G7, incluindo o Reino Unido e a Itália. Além disso, o Brasil supera diversas nações europeias e vizinhos sul-americanos nesse aspecto. A exceção é o Uruguai, que garante a quarta colocação com uma média de velocidade de 149,08 Mbps. 

No entanto, a perspectiva muda quando se aborda a velocidade da internet fixa, um parâmetro no qual o Brasil retrocedeu uma posição, agora posicionando-se em 30º lugar. Nesse aspecto, o país foi superado pela Hungria, que avançou quatro posições. A velocidade média da conexão de internet fixa no Brasil é avaliada em 122,16 Mbps. 

Dentro desse cenário, é notável o desempenho superior do Uruguai e do Chile em comparação com o Brasil. O Uruguai registra uma média de velocidade de 147,03 Mbps, conquistando a 21ª posição. Por sua vez, o Chile se destaca com a terceira conexão de internet mais rápida globalmente, apresentando uma média de velocidade de download de 240,34 Mbps. Essa colocação o deixa atrás somente de Hong Kong e Singapura nesse aspecto. 

As conquistas favoráveis alcançadas pelos países vizinhos sul-americanos evidenciam abordagens promissoras em termos de infraestrutura de internet, que o Brasil pode considerar. Esses exemplos também enfatizam a relevância das disparidades nos serviços disponibilizados e nas regulamentações voltadas para os consumidores.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES