Brasil desperdiça uma média de 37,4% de água potável

O combate ao desperdício passa pela melhoria dos equipamentos de armazenagem e transporte de água

Avalie a matéria:
|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Em tempos de aquecimento global e mudanças climáticas, a economia de recursos hídricos é o grande tema na área de saneamento ambiental. Reduzir as perdas significa preservação do ambiente e aumento do faturamento das companhias de abastecimento. Dados do Sistema Nacional De Informações Sobre Saneamento (SNIS), do Ministério das Cidades, revelam que o Índice de Perdas por Distribuição (IPD) de água no Brasil fica em torno de 37,4%.

O relatório do SNIS aponta ?uma infraestrutura física de má qualidade e também uma decificiente gestão dos sistemas? como causa para o índice de perdas. E recomenda: ?são fundamentais os investimentos na melhoria operacional e na reforma da gestão de um lado e o recomendável não investimento em novos sistemas de produção de água de outro, pois, como se sabe, ampliar a produção em um ambiente de elevadas perdas pode ter como consequência perdas de água ainda maiores.? Portanto a solução para diminuir esse índice passa, evidentemente, pelas instalações e equipamentos utilizados na armazenagem e transporte da água. Em muitas cidades, os sistemas hidráulicos já extrapolaram o tempo de uso.

Ciente da importância deste tema, a Saint-Gobain Canalização, especializada na fabricação de produtos para o setor de saneamento e abastecimento, investe continuamente em tecnologia para assegurar a melhoria dos sistemas de abastecimento, com a conseqüentemente redução de perdas e dos custos de manutenção para as empresas de distribuição e abastecimento. ?A Saint-Gobain Canalização acredita estar contribuindo para o equilíbrio entre a tecnologia e o meio ambiente, desenvolvendo produtos de alta performance em consonância com as normas nacionais e internacionais em vigor, suprindo de maneira eficaz as necessidades de geração atual, sem comprometer a capacidade de atender as necessidades das futuras gerações?, comenta Gustavo Siqueira, diretor comercial da companhia.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES