Brasil e Argentina lançam foguete neste domingo

Brasil e Argentina lançam foguete neste domingo

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Brasil e Argentina lan?aram neste domingo (16) "com sucesso" um foguete com experimentos cient?ficos, na primeira miss?o espacial conjunta entre os dois pa?ses, informou a Ag?ncia Espacial Brasileira.

A decolagem foi realizada ?s 6h15 (7h15 de Bras?lia), do Centro de Lan?amento da Barreira do Inferno, em Parnamirim, no Rio Grande do Norte.

Ele levou uma carga-?til tecnol?gica argentina e um GPS (sistema de posicionamento global) experimental da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).

A dura??o do v?o foi de 9 minutos e 25 segundos at? o impacto no mar, a 122 Km de dist?ncia do centro de lan?amento. Segundo informa?es oficiais, o trajeto foi considerado perfeito, e o foguete atingiu 121 Km de altitude.

O rastreio e a transmiss?o de dados tamb?m funcionaram "completamente". A carga-?til do foguete foi localizada e recuperada, retornando ao centro ?s 8h30.

O m?dulo ser? encaminhado para Buenos Aires, onde ser? analisado. J? o experimento brasileiro, selecionado pelo Programa Uniespa?o da Ag?ncia Espacial Brasileira (AEB), ser? estudado na UFRN, e os resultados ser?o aplicados em um GPS com software especial para ve?culos de alta velocidade como foguetes e sat?lites.

A Opera??o Angicos ? resultado de um acordo entre Brasil e Argentina, tendo mais de cem t?cnicos envolvidos no projeto. A Marinha tamb?m participou, com o navio patrulheiro Gua?ba, como meio alternativo para a localiza??o e resgate da carga-?til.

O lan?amento do foguete j? havia sido adiado quatro vezes anteriormente, a ?ltima delas no s?bado, por causa do vento na hora do lan?amento. Antes, houve um problema t?cnico com a carga-?til do foguete.

Esfor?os Conjuntos

Para o coordenador brasileiro do projeto, o coronel Luiz Fernando de Azevedo, da FAB, os argentinos s?o os maiores beneficiados nessa primeira miss?o conjunta, mas o Brasil tem muito a lucrar com essa parceria. ?N?o apenas vamos embarcar um experimento brasileiro e fazer testes nossos, como vamos lan?ar mais um foguete. Isso ? essencial para manter nossa tecnologia e as equipes treinadas?, explicou ele ao G1.

Para o encarregado do governo argentino, Roberto Yasielski, Brasil e Argentina t?m muito proveito a tirar do trabalho conjunto. ?? muito bom para os dois, porque estamos unindo esfor?os e recursos de dois pa?ses emergentes.?, disse ele.

Yasielski afirmou estar sendo ?mais do que muito bem tratado no Brasil". ?Estamos trabalhando como amigos. Os ventos prometem muitos benef?cios para o futuro?, disse ele.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES