Brasil e Japão anunciam acordo para isenção de visto para turistas

Baseada no princípio da reciprocidade, acordo entra em vigor a partir de 30 de setembro

Brasil e Japão assinarão acordo de isenção para turistas dos dois países | Marcelo Camargo/Agência Brasil
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O Brasil e o Japão estão prestes a anunciar um acordo que permitirá a isenção de vistos para cidadãos brasileiros e japoneses que desejam visitar um ao outro por estadias de até 90 dias. Essa medida, baseada no princípio de reciprocidade, está programada para entrar em vigor a partir de 30 de setembro e terá uma validade inicial de três anos, conforme comunicado oficial do Itamaraty.

Este desenvolvimento ocorre após uma série de mudanças nas políticas de vistos entre os dois países. No início de maio, o governo brasileiro havia anunciado a reintrodução da exigência de visto para turistas do Japão, Estados Unidos, Canadá e Austrália, a partir de 1º de outubro. Contudo, após uma reunião entre o presidente brasileiro, Lula, e o primeiro-ministro japonês, Fumio Kishida, o Japão decidiu isentar os brasileiros de visto para estadias curtas.

Vale a pena recordar que em 2019, o então presidente Jair Bolsonaro já havia assinado um decreto eliminando a necessidade de visto para turistas desses países, permitindo viagens de até 180 dias sem a exigência do visto.

Confira a nota do Itamaraty na íntegra:

"Os governos do Brasil e do Japão chegaram a entendimento para a isenção recíproca de vistos de visita para portadores de passaporte comum que viajem por período de até 90 dias. A isenção terá validade inicial de três anos, e vigorará a partir de 30 de setembro de 2023. Com a medida, turistas brasileiros e japoneses poderão visitar o Japão e o Brasil sem a necessidade de obtenção de vistos.

O entendimento decorre do anúncio do Primeiro-Ministro Fumio Kishida, por ocasião da visita do Presidente Luiz Inácio Lula da Silva ao Japão em maio passado, no sentido de estender isenção de visto de visita a brasileiros, o que permitiu ao governo brasileiro adotar a mesma medida para cidadãos japoneses, em consonância com o padrão da política migratória brasileira, alicerçada nos princípios da reciprocidade e da igualdade de tratamento entre os Estados.

A anunciada isenção contribuirá para o aprofundamento do intercâmbio humano e das relações entre os dois países no ano em que se comemoram os 115 anos da imigração japonesa no Brasil".



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES