Brasil foi atingido por mais de 1.100 desastres naturais em 2023

Brasil enfrentou um cenário alarmante de desastres socioambientais.

Deslizamentos de terras no Brasil | Rovena Rosa / Agência Brasil
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

No decorrer de 2023, o Brasil enfrentou um cenário alarmante de desastres socioambientais, marcado por transbordamentos de rios e deslizamentos de terra que resultaram em consequências trágicas. Segundo o Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), o ano registrou o maior número de ocorrências desse tipo, totalizando 1.161 eventos, sendo 716 de origem hidrológica e 445 de origem geológica.

Esses desastres não foram eventos isolados, evidenciando-se pelos trágicos deslizamentos de terra em São Sebastião (SP), ocorridos em fevereiro, que resultaram em 64 mortes, e no Vale do Taquari (RS), em setembro, com 53 mortes e 5 desaparecidos. O Cemaden destaca que tais incidentes seguiram um padrão de concentração em capitais e regiões metropolitanas, principalmente na faixa leste do país.

O Centro emitiu um total de 3.425 alertas ao longo do ano passado para os municípios monitorados, sendo 1.813 registros hidrológicos e 1.612 geohidrológicos. Esse quantitativo representou o terceiro maior número de alertas desde a criação do órgão em 2011. A instituição monitora 1.038 municípios, abrangendo 18,6% das cidades do país e 55% da população nacional, realizando um trabalho contínuo 24 horas por dia.

Os dados revelam que as ocorrências e alertas emitidos seguiram predominantemente para regiões metropolitanas, como o Vale do Taquari (RS), Vale do Itajaí (SC) e Petrópolis, que liderou o ranking de municípios com 61 alertas recebidos, seguida por São Paulo, com 56, e Manaus, com 49.

O Cemaden enfatiza que a temperatura média global em 2023 registrou um aumento significativo de 1.45 ºC acima dos níveis pré-industriais (1850-1900). A instituição destaca que o aquecimento global contribui globalmente para a intensificação de chuvas, enxurradas, ciclones extratropicais com potencial destrutivo, resultando em perdas humanas e prejuízos econômicos.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES