Brasil inicia operação na fronteira para blindar Copa das Confederações

A operação Ágata 7 envolve 25 mil militares distribuídos nos 16.886 km de fronteira que o Brasil compartilha com nove países sul-americanos

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O Brasil iniciou neste sábado uma vasta operação militar nos mais de 16 mil km de fronteira, a pouco menos de um mês do início da Copa das Confederações, considerada como evento-teste para o Mundial do ano que vem, informou o Ministério da Defesa.

A operação Ágata 7 envolve 25 mil militares distribuídos nos 16.886 km de fronteira que o Brasil compartilha com nove países sul-americanos, além da Guiana Francesa. Também participam agentes da Polícia Federal, de ministérios e de cerca de vinte agências governamentais. "Esta operação é a maior mobilização realizada pelo governo brasileiro no combate aos ilícitos entre o Oiapoque ao Chuí", informou o Ministério da Defesa em comunicado.

A Ágata 7 ocorre na véspera da Copa das Confederações, competição de futebol que será realizada em seis cidades-sede: Belo Horizonte, Brasília, Fortaleza, Recife, Rio de Janeiro e Salvado" entre 15 e 30 de junho. Os militares focarão os esforços no combate à atividades como narcotráfico, contrabando, tráfico de armas e munição, crimes ambientais, contrabando de veículos, imigração ilegal, conflitos indígenas e mineração ilegal. A operação também trará assistência médica às muitas comunidades carentes.

O Ministério não revelou o custo da megaoperação iniciada neste sábado nem respondeu às perguntas da AFP sobre o assunto. O plano Ágata é coordenado pelo Ministério da Defesa e o comando do Estado Maior em conjunto com as Forças Armadas.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES