Brasil investe pouco em medicamentos fitoterápicos

O Brasil apesar da ampla tradição no uso de plantas tem investido muito pouco nessa área

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A Organização Mundial da Saúde (OMS) afirma que 80% da população dos países em desenvolvimento faz uso de práticas tradicionais nos cuidados básicos à saúde. Deste universo, 85% usam plantas ou preparados. O Brasil, apesar da ampla tradição no uso de plantas com finalidade terapêutica, tem investido muito pouco nessa área. Resultado disso é que apenas 10 das 60 plantas registradas pela Anvisa são nativas.

Durante o 28º Ciosp ? Congresso Internacional de Odontologia de São Paulo, Kristiane Porta Santos Fernandes, pós-doutoranda em Imunologia pela Faculdade de Medicina da USP, ministrou (3/2) o curso ?Tratamentos alternativos em Odontologia: Fitoterápicos?, em que explicou algumas pesquisas em desenvolvimento nessa área voltadas para a prática odontológica.

De acordo com a doutora, as principais vantagens desses medicamentos são o menor tempo de seu desenvolvimento e o baixo custo que eles demandam. ?Enquanto um medicamento tradicional demanda em média 15 anos para ser colocado no mercado, um fitoterápico leva de 5 a 9 anos?, explica.

Um dos avanços nessa área foi o lançamento do Ad-Muc, uma pomada para aftas feita a base de camomila. Em comparação às tradicionais pomadas de corticóide, esse medicamento promove uma cicatrização muito mais rápida da ferida na mucosa oral.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES