Brasil já perdeu 34 milhões de hectares da Caatinga, atesta Ibama

Marina Silva destaca a necessidade de políticas públicas diferenciadas para cada bioma brasileiro.

Caatinga brasileira | Gabriel Carvalho/Setur Bahia
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Durante um seminário técnico-científico sobre a Caatinga, o presidente do Ibama, Rodrigo Agostinho, alertou que o Brasil já perdeu 34 milhões de hectares dos 82,6 milhões de hectares desse importante bioma. Junto à ministra do Meio Ambiente e Mudança do Clima, Marina Silva, foram discutidos os desafios para alcançar a meta de desmatamento zero nessa região do Nordeste brasileiro.

🌵🌞🦜🌾🌳🌵 O que aconteceu: Agostinho destacou a necessidade de políticas públicas específicas devido ao alto grau de espécies exclusivas já afetadas pela atividade humana. Ele ressaltou que a caatinga tem 60% de sua área ocupada por vegetação nativa, mas grande parte sofreu alterações devido a atividades como corte raso, queimadas, extração seletiva e introdução de espécies exóticas.

🌳🚫 Resultados: Como consequência dessas atividades, mais de 10% do bioma já está desertificado. Agostinho propôs a criação de unidades de conservação, recuperação da vegetação nativa e demarcação de territórios de populações tradicionais como medidas essenciais. Além disso, enfatizou a importância da transição energética, alertando que o crescimento das energias eólica e solar na região não deve ocorrer às custas do desmatamento da caatinga.

Posicionamento da ministra: Marina Silva concordou com Agostinho, destacando a necessidade de políticas públicas diferenciadas para cada bioma brasileiro, como demonstrado no Plano de Transformação Ecológica apresentado durante a COP28. Combater o desmatamento e proteger a Caatinga são compromissos políticos, éticos e sociais essenciais para preservar a diversidade desse bioma único. 



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES