Brasil.Jus chega ao Piauí e mostra o trabalho de artesãos

Manifestações artísticas também foram mostradas

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O Brasil.Jus desta semana chega ao Piauí. Nossa equipe desembarcou na capital, Teresina. Ela é a única cidade nordestina que não é banhada pelo mar, mas compensa a falta de praia com um deslumbrante fenômeno natural: o encontro das águas do rio Poty com o rio Parnaíba. Além da paisagem natural, o Brasil.Jus também conferiu as manifestações artísticas da cidade, que é embalada por diferentes ritmos como o bumba-meu-boi, o xote, o baião sapateado e o pagode do Amarante. E também registrou o trabalho de artesãos que transformam o barro em sofisticadas peças de cerâmica.

Na Casa de Justiça e Cidadania, que funciona no mesmo espaço do Centro Nacional de Cultura, o Brasil.Jus descobriu um trabalho da justiça voltado para melhorar a situação dos presos da cidade. A atuação conjunta de juízes e advogados visa diminuir a superlotação nos presídios e garantir a reintegração do condenado à sociedade. Você vai ver que no presídio de Teresina, a justiça de primeira instância fez uma parceria com uma fábrica de bicicletas. A empresa contratou 80 presos para montar rodas."Quando eu sair daqui vou levantar minha cabeça, seguir em frente e saber que o crime não compensa", diz Francisco Edivam, um dos montadores de bicicleta.

Na visita ao Piauí, a segunda parada do Brasil.Jus foi em Campo Maior. Chama a atenção na cidade o calor e a quantidade de motocicletas circulando: são oito mil pelos dados da Prefeitura. A cidade é cercada de carnaúbas, árvores que garantem o sustento de muitos agricultores com a extração da cera. Outra fonte de renda é a carne de sol: em toda esquina há um varal de carne. Você vai conhecer em Campo Maior a história da Batallha do Jenipapo: o levante de trabalhadores humildes contra tropas portuguesas que não aceitavam a independência do Brasil.

Nossa equipe conheceu na cidade o trabalho do juiz Edson Alves da Silva. Ele ajudou a criar um Conselho da Comunidade na Execução Penal: um esforço entre o judiciário e a população para dar um tratamento digno aos presos. Muitos conseguiram emprego, outros fazem cursos profissionalizantes e não se sentem mais rejeitados pela sociedade. Você vai ver que até um campo de futebol abandonado foi recuperado, graças ao Conselho da Comunidade. Juiz, voluntários e presos do regime semi-aberto trabalharam para que o espaço de lazer fosse garantido à crianças de uma escola pública.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES