Brasil lidera ranking como melhor país do mundo para ecoturismo, diz Forbes

Brasil ganhou a nota de 94,9, bem à frente do México, co 86, e Austrália, com 84, que estão em segundo e terceiro lugares, respectivamente.

Cenário de belezas naturais do Brasil | Vitor Jubini/MTur
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A imensa variedade de belezas naturais únicas fez o Brasil conquistar mais um título importante para sua coleção. Além do reconhecimento internacional, o País é destaque como melhor país do mundo para o ecoturismo, conforme informação do Índice de Ecoturismo da revista norte-americana Forbes, considerada uma das mais conceituadas publicações de economia e negócios do mundo, que elaborou o ranking com as 50 melhores nações dedicadas à prática de ecoturismo.

De acordo com a lista da Forbes Advisor, foi conferida ao Brasil a nota de 94,9. Com isso, o País está bem à frente de países como México (86), segundo colocado, e Austrália (84), terceiro colocado no ranking. Juntos, Brasil, México e Austrália são os melhores colocados. Entre os critérios avaliados, o Brasil, com mais de 43 mil espécies de animais e plantas, desponta como líder em biodiversidade entre todos os destinos avaliados. Além disso, o país detém o Complexo de Conservação da Amazônia Central, destinado à proteção de exemplares ameaçados de extinção.

Celso Sabino, ministro do Turismo, celebra o título e ressalta o empenho do Governo Federal para estimular o desenvolvimento sustentável do setor. “O reconhecimento reforça a percepção de que o Brasil voltou a ter um forte compromisso com a conservação da natureza, uma de nossas maiores virtudes. Premissa essencial para que o turismo converta essa riqueza natural em geração de emprego e renda, com o aproveitamento sustentável do ambiente”, disse.

O índice da revista considera fatores como o número de espécies animais e vegetais encontradas em um país, a quantidade de espécies por 10 km², a porcentagem de terras protegidas e o número de Sítios do Patrimônio Natural da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco). O ranking se baseia, ainda, no desempenho ambiental, determinado por quesitos como qualidade do ar e emissão de CO2 (em toneladas per capita).

O desenvolvimento sustentável do turismo é uma das prioridades do governo federal, que adota diversas iniciativas na área, como a participação do Ministério do Turismo na construção interministerial do Plano para Prevenção e Controle do Desmatamento da Amazônia (PPCDAm), liderado pela Casa Civil da Presidência da República e coordenado pelo Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA).

De acordo com o plano, o Ministério do Turismo é responsável por incentivar e estimular o ecoturismo e o turismo regenerativo como planos de desenvolvimento econômico e regional, com total conservação ambiental e o uso sustentável de recursos naturais. Desde o início deste ano, o Ministério passou a contar com uma Secretaria Nacional de Planejamento, Sustentabilidade e Competitividade no Turismo, destinada à organização de ações de fortalecimento do turismo sustentável no país.

Através da Rede Brasileira de Trilhas de Longo Curso e Conectividade (RedeTrilhas), o MTur, em parceria com o Ministério do Meio Ambiente (MMA) e o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), procura incentivar a prática do ecoturismo, gerar emprego e renda e promover os percursos como instrumentos de conservação. Hoje, o país tem 7 trilhas reconhecidas (1.914 km) e outras 10 (2.585 km) estão em processo de reconhecimento.

Outra ferramenta disponibilizada pelo Ministério do Turismo é o Mapa Brasileiro do Turismo Responsável, com destaques para roteiros, experiências e destinos turísticos de todas as regiões do Brasil, destacando as boas práticas de sustentabilidade e a difusão de ações. O sistema serve de referência para novas alternativas e investimentos públicos e privados no setor, além de ser considerada uma importante fonte de consulta a turistas e à sociedade civil em geral.  



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES