Brasil pode ficar sem fornecimento de internet por obra no Nordeste; entenda!

Caso ocorra o rompimento dos cabos, resultaria em uma interrupção total ou parcial da conectividade à internet em todo o país.

Brasil pode ficar sem fornecimento de internet por obra no Nordeste | Divulgação/EllaLink
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A Praia do Futuro é um dos destinos mais populares entre os habitantes de Fortaleza e os turistas que a visitam. Aqueles que contemplam o mar não têm ideia da intensa disputa que ocorre sob a superfície da água. De um lado, está em jogo o funcionamento da internet em todo o Brasil, e do outro, a asseguração do fornecimento de água para os moradores do Ceará.

O governo do Ceará apoia a construção de uma usina destinada a transformar água do mar em água potável. Enquanto isso, as empresas de telecomunicações estão preocupadas que essa infraestrutura possa resultar no rompimento dos cabos submarinos que fornecem acesso à internet.

Brasil pode ficar sem internet por obra no Nordeste (Foto: Reprodução/Thiago Gadelha/SVM)Fortaleza tornou-se a primeira cidade brasileira a receber cabos de fibra ótica da Europa, proporcionando uma conexão de internet de alta velocidade. A conquista se deve à localização geográfica mais próxima da Europa, com distância de aproximadamente seis mil quilômetros. A partir de Fortaleza, esses cabos seguem em direção ao Rio de Janeiro e São Paulo.

De acordo com a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), esses cabos são responsáveis por 99% do fluxo de dados. O ministro das Comunicações, Juscelino Filho, destacou nessa quarta-feira (27) que é o Ceará, especialmente a cidade de Fortaleza, que assegura a interconexão do Brasil com o restante do mundo.

A Anatel alerta que, caso ocorra o rompimento dos cabos, isso resultaria em uma interrupção total ou parcial da conectividade à internet em todo o país. Como medida de precaução, a agência emitiu uma recomendação contrária à implementação do projeto da usina de dessalinização.

Brasil pode ficar sem internet por obra no Nordeste (Foto: Reprodução/Internet)A medida interrompeu o progresso do projeto, e agora se estima que a conclusão da usina sofra um atraso de no mínimo seis meses. Inicialmente, a expectativa era que as operações da usina começassem em 2025.

Investimento de R$ 3,2 bilhões

A construção da usina de dessalinização é coordenada pela Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece). De acordo com o plano, essa usina tem a finalidade de aumentar em 12% o fornecimento de água na região metropolitana de Fortaleza.

O Consórcio Águas de Fortaleza venceu o edital para a execução do projeto, com um investimento estimado de aproximadamente R$ 3,2 bilhões.

Meionorte.com



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES