Brasil realiza 125 mil cirurgias de hérnia abdominal no SUS, em 2020

A região com maior número de operações foi a Sudeste, com 49,3 mil procedimentos; seguida pela Nordeste com 36,5 mil

Cirurgias | Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Entre janeiro e novembro de 2020 foram realizadas 125,1 mil cirurgias para reparos de hérnia da parede abdominal via Sistema Único de Saúde (SUS), em todo o Brasil, de acordo com os dados divulgados no sistema DataSus. A região com maior número de operações foi a Sudeste, com 49,3 mil procedimentos; seguida pela Nordeste com 36,5 mil.

Em 2019, antes de o país ser atingido pela pandemia da COVID-19, o número de cirurgias no Brasil chegou a 267,1 mil, o que representa uma redução de 53% em 2020 e preocupa os especialistas em relação à demanda reprimida, que deve ser atendida em 2021.

De acordo com o presidente da Sociedade Brasileira de Hérnia, Dr. Christiano Claus, deve ocorrer alta nos casos de emergências relacionadas às hérnias abdominais. "A demanda dos serviços de saúde, público e privado, deve ser maior do que o esperado. Muitas pessoas deixaram de comparecer às consultas durante a pandemia e podem registrar complicações ou ter o diagnóstico da hérnia ao longo deste ano", explica.

O QUE É UMA HÉRNIA - As hérnias da parede abdominal atingem aproximadamente 20% dos brasileiros. São orifícios ou fraquezas na musculatura do abdome pelo qual os órgãos intraabdominais podem atravessar. O local de passagem do cordão umbilical é um exemplo de região de fragilidade, onde ocorrem as hérnias umbilicais.

Entre os sintomas comuns está o aumento de um volume na região, causando um abaulamento (bola) na forma do abdome, associado a dor ou desconforto local.

COMPLICAÇÕES - Pode acontecer que as hérnias fiquem encarceradas ou estranguladas. "O encarceramento da hérnia não é um caso de emergência médica, mas provoca dor, já o estrangulamento pode causar necrose e infecção. Este quadro representa uma verdadeira emergência cirúrgica", explica o vice-presidente da SBH, Marcelo Furtado.

Em casos de complicações o paciente deve buscar o pronto-atendimento. Segundo Gustavo Soares, diretor executivo da sociedade, os sintomas são "dor intensa e aumento de volume mais acentuado no local da hérnia. Ainda sintomas de obstrução do intestino, como vômitos e estufamento abdominal podem estar presentes", alerta.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES