Brasil recebe dois novos caças Gripen fabricados na Suécia

Modelos integram um lote de 36 aeronaves e renovam a frota da Força Aérea.

Brasil recebe dois novos caças Gripen fabricados na Suécia | Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Chegaram ao Brasil neste domingo (25) dois caças Gripen NG, conhecidos como F-39, que vão reforçar a frota da Força Aérea Brasileira (FAB). As aeronaves fazem parte de um lote com 36 unidades que foram compradas pelo país e estão sendo fabricadas na Suécia.

Com a chegada das novas unidades neste domingo, o país passa a contar com quatro aviões de caça Gripen, sendo que um quinto está sendo usado para testes pela Embraer. Os modelos estão entre os mais modernos do mundo, com alto poder de persuasão contra invasores do espaço aéreo e elevado desempenho de combate em conflitos aéreos.

Brasil recebe dois novos caças Gripen fabricados na Suécia (Foto: Major Bombonato)Para o piloto, que está no projeto do caça desde 2018, a aquisição da aeronave representa um salto tecnológico da Aeronáutica no Brasil, que vai resultar na soberania do espaço aéreo do país. “É uma aeronave multimissão, executa missões em ar e em solo de reconhecimento com equipamentos mais modernos dos que temos e também novos sensores estão sendo incorporados”, explicou.

“Isso permite com que o piloto tenha maior consciência situacional em combate e, com isso, ele consegue empregar os seus armamentos de forma mais eficiente. No final, o que a gente procura com esta aeronave é eficiência”, disse, acrescentando que inicialmente as aeronaves irão para a Base Aérea de Anápolis, em Goiás, para o Esquadrão Jaguar.

Os dois caças foram trazidos por um navio de origem holandês, que atracou no Porto de Navegantes, em Santa Catarina. Os aviões serão transportados para a sede da Embraer Defesa e Segurança, no interior de São Paulo. Na região também fica a sede no Brasil da SAAB, fabricante das aeronaves. 

O piloto de ensaio major Abdon Rezende concede entrevista na cerimônia militar  (Foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil)Em São Paulo, os caças passam por testes e outras avaliações, sendo preparados para entrar em operação. A compra dos aviões ocorreu em 2014, ao custo de U$ 4,5 bilhões (R$ 23 bilhões) e prevê a transferência de tecnologia, com a construção de parte das unidades do lote sendo realizada em território brasileiro. 

A previsão inicial, se não houver atrasos, é de que os 36 modelos comprados estejam em poder da Força Aérea até 2024. Existem negociações em andamento para a compra de outras 26 aeronaves do mesmo tipo.  



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES