Brasil registra mais de 1 milhão de casos de dengue em 2024; mortes chegam a 207

Com a alta de casos, seis estados (AC, GO, MG, ES, RJ e SC) e o Distrito Federal declararam emergência em saúde pública por causa da dengue.

Brasil registra mais de 1 milhão de casos de dengue em 2024; mortes chegam a 207 | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

No ano de 2024, o Brasil atingiu a marca de mais de 1 milhão de casos (prováveis e confirmados) de dengue. De acordo com informações do Painel de Arboviroses do Ministério da Saúde divulgadas nesta quinta-feira (29), o país contabilizou 1.017.278 casos nas primeiras oito semanas deste ano. Em comparação ao mesmo período do ano anterior, quando o Brasil registrou 207.475 casos, observa-se um significativo aumento na incidência da doença.

Até o momento, foram confirmadas 207 mortes desde janeiro, enquanto outras 687 estão em processo de investigação. No mesmo período do ano anterior, em 2023, foram registrados 149 óbitos entre as semanas 01 e 08.

Renato Kfouri, vice-presidente da Sociedade Brasileira de Imunizações (SBIm), destaca que a elevação precoce no número de casos, ainda em ascensão, chama a atenção para o comportamento da dengue neste ano.

"Nesse 1 milhão de casos nós temos uma imprevisibilidade da dengue. Tem anos que a temporada começa mais cedo e acalma mais cedo. Tem anos que a temporada vai num platô. Tem anos que você tem um pico muito grande, mas de curta duração", analisa Kfouri.Kleber Luz, infectologista e consultor da Organização Mundial da Saúde (OMS) e Opas para a elaboração de diretrizes estratégicas para prevenção e controle das arboviroses, também analisou o comportamento da curva de casos em 2024.

"A curva está tendo uma inclinação muito positiva desde o início do ano, e isso é ruim. O gráfico deveria subir mais lentamente, e não é isso que estamos vendo. A expectativa é que a gente bata todos os recordes de dengue em 2024, já que a largada começou com alta velocidade", disse.

'Dia D'

Com a alta de casos, seis estados do país (AC, GO, MG, ES, RJ e SC) e o Distrito Federal declararam emergência em saúde pública por causa da dengue. Para conter o avanço da doença, o Ministério da Saúde disse que irá implementar um "Dia D" de mobilização nacional contra a dengue, no próximo sábado, 2 de março.

"[Será] um momento de atenção do país, de atenção das autoridades sanitárias, do Ministério da Saúde, de um monitoramento muito próximo ao que está acontecendo nas diferentes regiões, estados e municípios", disse a ministra da Saúde, Nísia Trindade.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES