Brasil sai da zona de alerta da Covid-19 pela 1ª vez em 20 meses

Mapa do Brasil aparece totalmente em “verde”, com todas as taxas de internações inferiores a 60%.

Brasil sai da zona de alerta da Covid pela 1ª vez em 20 meses | O Globo
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), por meio do Boletim do Observatório Covid-19, divulgado na tarde desta sexta-feira (25/3), mostra que todos os estados brasileiros estão fora da zona de alerta pela primeira vez desde julho de 2020.

De acordo com a instituição, o mapa do Brasil aparece totalmente em “verde”, cor que sinaliza um cenário de otimismo, com todas as taxas de internações inferiores a 60%. A análise abrange o período entre 6 e 19 de março.

O boletim aponta que o cenário atual é reflexo da tendência de queda nos indicadores de Síndrome Aguda Grave (SRAG) e do número de casos diários de Covid-19. Especialistas, no entanto, alertam para a necessidade de busca ativa de pessoas que ainda não tomaram a terceira dose, assim como da população elegível para receber a quarta dose do imunizante. A instituição também ressalta a importância da vacinação de crianças entre 5 e 11 anos.

Taxa de ocupação de leitos de UTI Covid-19 para adultos no Brasil de 6 a 19 de março de 2022. — Foto: Fiocruz

“O cenário atual é resultado do avanço na vacinação, com 82% da população com a primeira dose, 74% com o esquema de vacinação completo e 34% com a dose de reforço. Porém, este avanço precisa ser ampliado e acelerado para que se reflita em maior velocidade na queda de internações e óbitos”, diz o documento.

Apesar da melhora, a Fiocruz considera “prudente” a manutenção do uso de máscaras em ambientes fechados – sobretudo aqueles com grande circulação de pessoas, como transportes coletivos – e abertos, com aglomerações.

Segundo a instituição, o controle da pandemia não está concentrado em uma única medida, mas “em uma série de providências e recomendações”.

Conforme aponta o documento, os casos de Síndrome Aguda Grave (SRAG) seguem caindo, com o registro de 2,3 casos a cada 100 mil habitantes em todo o país.

São Paulo liberou a aplicação da quarta dose para idosos (Foto: Agência O Globo)

Fonte: Metrópoles



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES