Brasil tem 9 vezes mais gado e galinha do que gente, revela pesquisa do IBGE

Junto com porcos, ovelhas e outros bichos, rebanhos reúnem 1,9 bilhão de cabeças, além de quantidade incalculável de peixes e abelhas

Brasil tem 9 vezes mais gado e galinha do que gente, revela IBGE | Ascom/Adepará/Agência Brasil
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O Brasil abriga uma população humana de 203 milhões de habitantes, concentrada principalmente nas capitais e grandes centros urbanos. No entanto, essa cifra é significativamente superada pela quantidade de animais criados em fazendas para atender tanto a demanda interna como a de outros países, atingindo a impressionante marca de 1,9 bilhão de animais. A reportagem é de Gabriel Croquer do portal g1.

É o que mostra a mais recente Pesquisa da Pecuária Municipal, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Os principais componentes desse rebanho bilionário são bois, vacas, galinhas e frangos, totalizando 1,8 bilhão de cabeças. Esse número é aproximadamente nove vezes maior que a população humana do Brasil e supera a população de qualquer país do mundo.

ACESSE AQUI O CENSO POR BICHO EM CADA CIDADE DO PAÍS

OUTROS REBANHOS

Além dos rebanhos de bovinos, galinhas e frangos, o Brasil também mantém rebanhos substanciais de suínos, ovelhas, codornas e cabras, que são numericamente maiores do que a população de todos os municípios brasileiros. A cidade mais populosa do país, São Paulo (SP), com seus 11,4 milhões de habitantes, é uma exceção, tendo mais residentes do que apenas os rebanhos de búfalos e cavalos.

E ainda tem muito mais animal que a gente não imagina que é criado em fazenda. De bichos mais óbvios, como peixes e abelhas, tão numerosos que é impossível de calcular quantos existem, até outras populações bem menores, de rãs e jacarés. 

AQUECIMENTO GLOBAL

Contudo, é importante notar que a pecuária é reconhecida como uma das principais causadoras do aquecimento global. O Observatório do Clima relatou que, em 2021, a produção e distribuição de alimentos foram responsáveis por uma parcela significativa, ou seja, 73,7% das emissões de gases poluentes no Brasil. Dessas emissões, a cadeia de carne bovina sozinha representou 57,2% do total.

Dentro do conjunto de 1,8 bilhão de toneladas de gases liberados devido à produção e distribuição de alimentos no país naquele ano, a maior fatia (56,3%) originou-se do desmatamento realizado para transformar terras em pastagens para o gado, que resulta na emissão de dióxido de carbono (CO2). Ademais, cerca de 33,7% dessas emissões foram atribuídas à agropecuária em si, em grande parte devido aos impactos do "arroto do boi" e ao manejo dos dejetos, com a liberação do gás metano.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES