Brasil tem o menor rio da América Latina e terceiro menor do mundo

Localizado no Tocantins, o Rio Azuis também é considerado o menor da América Latina e o terceiro menor do mundo

Rio Azuis tem apenas 147 metros de extensão | Thiago Sá/Governo do Tocantins
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Explorando as belezas naturais do Brasil, é possível encontrar o Rio Azuis, considerado o menor rio da América Latina e o terceiro menor do mundo, localizado na cidade de Aurora do Tocantins (TO). Com apenas 147 metros de extensão, suas águas transparentes tornam-no a principal atração turística da região e uma das mais visitadas no estado, atraindo turistas em busca de contato com a natureza e paisagens deslumbrantes.

A peculiaridade do nome da cidade, Aurora, que significa nascer do sol, está relacionada ao fato de ser o único município do estado onde o sol nasce mais tarde. Isso se deve à presença da Serra Geral, que margeia a localidade, retardando a incidência da luz solar.

Segundo dados do Instituto Brasileior de Geografia e Estatística (IBGE), Aurora do Tocantins, com pouco mais de 3 mil habitantes, encontra-se a 530 km da capital Palmas (TO) e faz parte das Serras Gerais, uma região tocantinense que oferece oportunidades para o turismo de aventura.

Em 2023, o Governo Federal sancionou a Lei nº 14.658, incluindo Tocantins na Rota Nacional do Turismo, impulsionando a atividade turística na região. A lei promove diversos tipos de turismo, como o de aventura, ecológico, rural, de sol e praia doce, de vivência, cultura, religião e gastronomia, destacando a diversidade de experiências que o estado mais jovem do Brasil tem a oferecer.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES