Brasil vai defender nesta segunda-feira na ONU criação de um Estado palestino

Em nome do governo brasileiro, o ministro de Direitos Humanos e Cidadania, Silvio Almeida, abordará a situação em Gaza como um ponto central

Brasil vai defender nesta segunda-feira na ONU criação de um Estado palestino | Foto: Wikimedia Commons
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Nesta segunda-feira (26), o Brasil irá advogar no Conselho de Direitos Humanos da ONU a favor da instauração de um Estado palestino.

Em nome do governo brasileiro, o ministro de Direitos Humanos e Cidadania, Silvio Almeida, abordará a situação em Gaza como um ponto central, provavelmente condenando os crimes perpetrados contra os civis. 

O presidente Lula mantém sua defesa pela criação de um estado palestino e tem afirmado que Israel está envolvido em um genocídio na Faixa de Gaza, posição que tem sido criticada pelo governo de Benjamin Netanyahu.

Primeiro-ministro palestino Mohammad Shtayyeh renuncia

O primeiro-ministro palestino, Mohammad Shtayyeh, renunciou o cargo nesta segunda-feira (26). Ele é integrante da Autoridade Nacional Palestina (ANP), partido formado há 30 anos, que exerce uma governança limitada sobre partes da Cisjordânia ocupada, mas perdeu o poder em Gaza após uma luta com o Hamas em 2007. 

Shtayyeh disse Gaza precisará entrar em uma nova fase de governo por conta da nova realidade na região e, por isso, decidiu renunciar. O primeiro-ministro palestino assumiu o cargo em 2019. Desde o início da guerra em Gaza, em 7 de outubro de 2023, Abbas tem sido criticado por sua "impotência" diante dos bombardeios israelenses na Faixa e do aumento da violência na Cisjordânia ocupada. 

Há cerca de 17 anos, a liderança palestina está dividida entre a Autoridade Nacional Palestina (ANP) e o Hamas, que governa a Faixa de Gaza. No entanto, a renúncia de Shtayyeh ainda está sujeita à aceitação por parte de Abbas, que pode optar por solicitar que ele permaneça como interino até que um substituto seja nomeado. 

 



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES