Brasileiro fratura pernas e perde visão de um olho ao pisar em mina na Ucrânia

O caso aconteceu no dia 29 de março e, desde então, Fernando, que é natural de Fortaleza, no Ceará, encontra-se internado.

O caso aconteceu no dia 29 de março e, desde então, Fernando, que é natural de Fortaleza, no Ceará, encontra-se internado. | FOTO: Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O soldado brasileiro Fernando Barroso de Macedo, que está atuando como voluntário na Ucrânia, fraturou as duas pernas e perdeu a visão do olho esquerdo ao pisar em uma mina terrestre durante o combate no país. O caso aconteceu no dia 29 de março e, desde então, Fernando, que é natural de Fortaleza, no Ceará, encontra-se internado.

QUEM É O SOLDADO: Fernando serviu como sargento no Exército Brasileiro por 7 anos. Após concluir seu serviço no Brasil, optou por se deslocar para a Ucrânia, onde chegou em agosto de 2023. Antes do incidente com a mina, ele recebia seu salário integralmente. Entretanto, ao ser retirado da linha de frente do combate, o valor foi reduzido, tornando necessário o auxílio para cobrir os custos de tratamento e recuperação.

"Na sexta-feira, dia 29, estava em combate no front, na região de Kherson, uma zona de muito conflito, quando acabei pisando numa mina terrestre. Meu pé direito ficou estraçalhado, mas devido o coturno e as meias ficaram segurando, tudo quebrado, fratura exposta. A perna esquerda foi atingida por um estilhaço. Só que o estilhaço maior da mina atingiu meu olho esquerdo, ocasionando a perda da visão. No direito também teve estilhaço, mas passei por uma cirurgia [...] Infelizmente tive o azar de ser alvo dessa mina, mas numa guerra estamos a sujeito a tudo. [...] Como todos nós sabemos nada cobre cem por cento. Devido não estar mais na área de combate, meu salário é reduzido 80%, por isso preciso dessa ajuda. Mais só de estar vivo são os planos de Deus", disse o brasileiro.

Fernando Barroso de Macedo está internado em um hospital na cidade de Odessa e já passou por três cirurgias no pé direito, além de procedimentos nos olhos. No vídeo divulgado em sua rede social, o cearense aparece deitado em uma cama com o rosto machucado.

Brasileiro fratura pernas e perde visão de um olho ao pisar em mina na Ucrânia | FOTO: Reprodução

"Ainda estou tentando me recuperar depois das cirurgias nos pés, direito e esquerdo, e no olho esquerdo. Acabei perdendo meu olho esquerdo, acabou entrando um pouco de estilhaço no direito, mas o médico conseguiu salvar. Mas só gratidão. [...] Tudo é novo, foi tudo muito rápido. Ainda estou naquele processo de aceitação, de entender", disse em vídeo publicado nas suas redes sociais.

UCRÂNIA X RÚSSIA: A Guerra fez dois anos em 24 de fevereiro. Em 2022, a Rússia invadiu a Ucrânia, alegando uma "operação militar especial". Em março deste ano, Vladimir Putin declarou sua intenção de invadir mais partes da Ucrânia para estabelecer uma zona de segurança. Ele busca proteger as forças russas que estão no território ucraniano ocupado. Por outro lado, a Ucrânia tem realizado ataques de longo alcance contra refinarias e depósitos na Rússia.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES