Brasileiros devem ir às ruas contra Bolsonaro novamente no dia 19

No último ato, dezenas de milhares de pessoas foram às ruas em mais de 200 cidades do Brasil

Manifestação | Bruno Rocha/Enquadrar / Estadão Conteúdo
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Uma nova manifestação contra o presidente Jair Bolsonaro foi marcada para o dia 19 de junho, pelos movimentos sociais e centrais sindicais que organizaram os protestos realizados em todo o País, no último sábado, 29.

Os manifestantes devem novamente pedir o impeachment do presidente, o retorno do auxílio emergencial enquanto durar a pandemia e a vacinação em massa contra a Covid-19. No último ato, dezenas de milhares de pessoas foram às ruas em mais de 200 cidades do Brasil.

Manifestantes foram às ruas por impeachment de Bolsonaro (Foto: Bruno Rocha/Enquadrar / Estadão Conteúdo)

"O objetivo de convocar essa nova mobilização é criar um ambiente para o impeachment do Bolsonaro", disse o coordenador do Movimento dos Trabalhadores Sem Teto Guilherme Boulos (Psol), ex-candidato a prefeito de São Paulo e liderança da esquerda.

"As manifestações do último sábado (29) já mudaram o clima político e novas manifestações expressam a definição dos movimentos sociais de não esperar até 2022 passivamente com o País no caos e na tragédia."

A definição pela data para daqui a três semanas se deu para permitir aos organizadores angariar mais participantes nos protestos. Boulos disse contar com uma "participação expressiva" da população, a exemplo do que ocorreu na semana passada. A organização inclui centrais sindicais, partidos como o Psol e as frentes Brasil Popular e Povo Sem Medo.

Ao comentar a eventual aglomeração de pessoas nas ruas diante de uma possível terceira onda de covid-19, que já começa a tomar forma no País, segundo alguns especialistas, Boulos afirmou que "com os protocolos que nós adotamos, foi possível fazer as manifestações". "A gente espera que seja nesse cenário para o dia 19".

Os protestos de domingo, 30, ocorreram de forma pacífica, a exceção de Recife (PE), onde a repressão praticada pela Polícia Militar resultou em duas pessoas com ferimentos graves nos olhos. Nesta terça-feira, 1º, o governador do Estado, Paulo Câmara (PT), exonerou o comandante da PM pernambucana, depois de ter afastado, antes, o comandante da tropa que atacou os manifestantes com bombas e balas de borracha.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES