Brasileiros representam 35% dos estrangeiros residentes em Portugal, e ultrapassam 1 milhão

O atual governo de Portugal, de direita, tem políticas migratórias diferentes das adotadas na gestão de António Costa, do Partido Socialista

Avalie a matéria:
Brasileiros representam 35% dos estrangeiros residentes em Portugal, e ultrapassam 1 milhão | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Conforme dados de 2023 da Agência para a Integração de Migrantes e Asilo (Aima), divulgados pelo jornal Público, os brasileiros representam 35% do total de 1,04 milhão de cidadãos estrangeiros com residência em Portugal. O Brasil lidera como a principal comunidade imigrante no país, seguido pelos angolanos (5,3%), cabo-verdianos (4,6%), britânicos (4,5%), indianos (4,2%), italianos (3,4%), guineenses (3,1%), nepaleses (2,8%), chineses (2,6%) e franceses (2,6%).

ALTERAÇÃO NOS NÚMEROS - Esses números podem sofrer alterações em 2024, devido à anunciada força-tarefa para regularizar a situação de cerca de 350 mil imigrantes com processos pendentes do extinto Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) – operação que deve iniciar em dois meses, segundo Luís Goes Pinheiro, presidente da Aima.

"Há um conjunto vasto de soluções que já foram implementadas, e não apenas para resolver o problema documental", mas que só produzirão resultados em um futuro próximo. Para ele, os 350 mil processos pendentes são "um número avassalador", afirmou o presidente.

PROPOSTAS - O atual governo de Portugal, de direita, tem políticas migratórias diferentes das adotadas na gestão de António Costa, do Partido Socialista. Entre as propostas de Luís Montenegro, o novo primeiro-ministro, havia um limite quantitativo à entrada de imigrantes e a atração de imigração qualificada.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES