Butantan quer produzir vacina contra gripe suína de dose única

A partir do próximo mês começam a ser feitos os testes em cobaias.

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O secretário estadual de Saúde de São Paulo, Luiz Roberto Barradas Barata, afirmou neste sábado que a partir de janeiro de 2010 o Instituto Butantan começa a produção em escala da vacina contra o vírus H1N1, que provoca a gripe suína. "O Butantan está querendo colocar um produto na vacina, uma coisa chamada adjuvante, que permitiria que fosse usada uma dose só. Se isso for possível, a gente consegue vacinar o dobro de pessoas. Esses testes começam agora a partir de outubro", disse o secretário.

A partir do próximo mês começam a ser feitos os testes em cobaias. Em novembro, um grupo de voluntários também deverá fazer o teste da vacina. "A intenção é que a partir de janeiro sejam produzidas cerca de 4,5 milhões de vacinas por mês. Até abril, serão 18 milhões de doses. Para a gripe normal, que produzimos todos os anos, utilizamos apenas uma dose. Os estudos feitos até agora para a possibilidade de precisarmos de duas doses para imunizar uma pessoa, com o intervalo de um mês", disse.

Até abril, deverão ser produzidas 18 milhões de doses, que serão repassadas ao Ministério da Saúde para distribuição nacional. A vacinação deve ocorrer entre o fim de abril e o começo de maio. O Ministério da Saúde vai indicar quais serão as prioridades.

Para o infectologista David Uip, diretor do Hospital Emílio Ribas, é preciso iniciar agora as discussões para o próximo inverno, já que o vírus H1N1 deverá voltar com força com a chegada do frio.

"No começo do ano já teremos uma dimensão do que vai acontecer, com os resultados obtidos no hemisfério norte, que já estará no inverno. Tudo o que temos de fazer é preparar as equipes para lidar com os casos graves. A vantagem que teremos em relação a este ano é já conhecer a doença. Resta saber também se serão com uma ou duas doses para imunizar as pessoas".

De acordo com o presidente da Fundação Butantan, Isaias Raw, fabricar vacinas é uma questão complexa, que depende do domínio da tecnologia, o que hoje o instituto é capaz.

"Não é como encher garrafas de Coca-Cola ou fabricar pães em uma padaria. Estamos com estudos adiantados e no próximo ano seremos capazes de fabricar mais de 4 milhões de doses ao mês".

O governador de São Paulo, José Serra (PSDB), disse que Estado e União investiram cerca de R$ 70 milhões para a fábrica de vacinas e que o planejamento para o período do inverno do ano que vem é adequado.

"A luta será maior ou igual à deste ano, mas estaremos em melhores condições para enfrentar a gripe. Acreditamos que haja menos histeria do que neste ano. Sabemos que a gripe suína é tão perigosa quanto a gripe normal, mas só os médicos acreditam nisso", disse, provocando risos da platéia, composta em sua maioria por médicos e estudantes de medicina.

Neste sábado, o Complexo Educacional FMU de São Paulo promoveu a sua 8ª Ação Saúde com o tema "Epidemias - Enfrentamento e Crise", no Parque do Ibirapuera. Estandes foram disponibilizados para a população, explicando as causas e efeitos da doença e também medidas para dificultar a contaminação.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES