Você precisa verificar a sua conta, acesse o seu e-mail

mais
URGENTE
Acidente em aeroporto de Teresina causa confusão em voôs para todo o país
Baixe o nosso APLICATIVO
ESCOLHA A LOJA ABAIXO: Google Play AppStore
curiosidades rede meionorte blogs notícias entretenimento esportes cidades carros

Caatinga: A Savana brasileira

Como o bioma exclusivamente brasileiro esconde as suas belezas humanas, naturais e culturais

Compartilhe

André Pessoa
Direção, texto e fotos

Em meados de 2004 eu recebi um convite da ONG norte-americana Conservation International (CI), em conjunto com a revista Superinteressante, para produzir um catálogo fotográfico sobre os últimos lugares selvagens da Terra. Para minha surpresa a Caatinga aparecia entre as 37 regiões do planeta com maior biodiversidade e áreas selvagens, intocadas pelas mãos humanas.  Foi um orgulho para mim fazer esse trabalho com repercussão internacional, afinal a CI é um das maiores organizações ambientalistas do mundo.

Crédito: André Pessoa

Agora, como homenagem ao Dia do Piauí, escolhi uma modelo ainda “desconhecida” do grande público ou da mídia, moradora de uma pequena cidade do interior piauiense, para protagonizar uma campanha onde vou homenagear o Piauí com ensaios fotográficos em cinco das regiões mais diversas do estado. O nome dela é Tatielly Castro, e ao contrário do que muitos podem pensar, não vive do seu trabalho de modelo, mas sim como uma profissional da área da saúde, dedicando parte da sua rotina a salvar vidas, atendendo, orientando ou prestando assistência médica e humana aos seus pacientes.

É esse o espírito que desejo mostrar nos ensaios pelo Piauí: como o povo é bonito, diverso, prestativo, humano e acima de tudo, solidário. Vamos percorrer juntos nesta edição e nos próximos meses, roteiros naturais e culturais ilustrados pela beleza feminina. Desbravaremos do sertão ao litoral, da Caatinga aos Cerrados, passando pelas matas, cidades e paisagens que tanto me deixaram apaixonado por essa terra que transformei em minha casa, meu espaço, com a eterna gratidão.

Falar da Caatinga é retratar o lugar que me fez um profissional reconhecido no Brasil, mas principalmente pelo mundo. Foram as minhas fotografias de plantas, animais, sertanejos e paisagens do Piauí que me levaram para conhecer o planeta. Quem lê a palavra “selvagem” nos dicionários encontra perigo, brabeza, grosseria. Mas, quando o assunto é natureza, tudo que é selvagem deve ser respeitado, querido e principalmente protegido porque é o que está intocado pela ação dos empreendimentos humanos.

E a nossa Caatinga está na lista das 37 regiões mais importantes do planeta Terra. É um patrimônio incalculável de riquezas naturais. Segundo a CI, nenhum outro lugar do mundo mostra de forma tão escancarada a explosão de vida como na Caatinga. Na verdade, ela é rica em biodiversidade com áreas inexploradas. Tem como aspecto mais marcante a força dos seres vivos que se adaptaram misteriosamente a condições que até a ciência duvida. 

Para o ensaio que abre a série dedicada ao Dia do Piauí, escolhemos, também como homenagem, começar pela Caatinga. Procuramos os lugares mais simbólicos desse ambiente e definimos três locações para presentear o leitor com a beleza das suas paisagens, sendo eles: zona rural do município de Dom Inocêncio; formações geológicas de calcário na Toca de Cima dos Pilão (lugar onde os cientistas encontraram fósseis da megafauna); e algumas locações no Parque Nacional Serra da Capivara.  

Crédito: André Pessoa

Andar pelo meio da vegetação espinhenta e urticante, descer por entre as formações rochosas e embrenhar-se em grutas não é tarefa simples nem para os próprios sertanejos, mas o resultado está no ensaio Caatinga: A Savana Brasileira, que o jornal Meio Norte apresenta agora para os seus leitores.

Making of

Caatinga – A Savana Brasileira

Direção: André Pessoa
Modelo: Tatielly Castro
Produção: Patrícia e Socorro Macêdo
Figurinos: Patrícia Macêdo, Teresa e Zelinda Oliveira
Assistente: Luiza Castro Rosário
Apoio: Governo do Piauí
Produção Executiva: Carol Durães
Direção de Jornalismo: José Osmando

Agradecimentos: João Leite, Carmelo Walter, Vilson Brandão e toda a equipe do Parque Nacional Serra da Capivara em nome da chefe Marian Rodrigues, Instituto Ecológico Caatinga (IEC) e projeto do Viveiro Mata Branca, além do apoio fundamental da Help Novidades e da Linda Boutique com o figurino temático para as locações na Caatinga.


Tópicos
Compartilhe
Não venda minhas informações pessoais

Central do usuário

Login pelas Redes Sociais

Nunca postaremos nada em seu nome


Login por e-mail

Use sua conta cadastrada por e-mail

Não tem conta no meionorte.com?

Cadastre-se

Podcast

Selecione seus podcasts

atualizar