Caçadores matam a única girafa fêmea branca do Quênia

O cadáver do animal, juntamente com o do filhote, de 7 meses, também branco, foi achado quatro dias após a morte, de acordo com guardas florestais.

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A única girafa fêmea branca do Quênia foi abatida recentemente por caçadores na reserva ambiental de Ishaqbini Hirola, na região de Ijara, no Leste do país africano. O cadáver do animal, juntamente com o do filhote, de 7 meses, também branco, foi achado quatro dias após a morte, de acordo com guardas florestais.

"É um dia muito triste para a comunidade de Ijara e para todo o Quênia", disse Mohammed Ahmednoor, gerente de Conservação da reserva, de acordo com o "Daily Star". "A sua morte é um golpe nas medidas tomadas pela comunidade para conservar espécies raras e únicas e um alerta para o apoio contínuo aos esforços de conservação", acrescentou ele.

Foto: Divulgação/Hirola Community Conservancy

Cientistas acreditam que a girafa fêmea branca sofria de uma condição chamada leucismo, que é uma peculiaridade genética, devido a um gene recessivo na maioria dos casos. O leucismo dá uma cor branca animais que normalmente exibem uma cor diferente. Podendo se apresentar de maneira parcial ou total, com apenas algumas partes do corpo do animal com a coloração branca. Diferente do albinismo, no leucismo os olhos mantêm a pigmentação normal e não são excessivamente fotossensíveis. Pelo contrário, eles parecem ser ligeiramente mais resistentes ao calor do que os indivíduos normais, porque a cor branca permitiria a maior reflexão da radiação incidente, reduzindo assim a absorção térmica.

Além da perda do ponto de vista científico, a morte da girafa fêmea e a do seu filhote também representam um duro golpe ao turismo na região.

Foto: Divulgação/Hirola Community Conservancy



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES