Cadastro para Programa de Aquisição de Alimentos será até dia 29

150 municípios foram selecionados para a operacionalização

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR) publicou no dia 29 de junho, no Diário Oficial, uma lista com 150 municípios selecionados para a operacionalização do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) 2016, popularmente conhecido como Compra Direta. O cadastramento pode ser feito por agricultores familiares, dos municípios selecionados, que possuam Declaração de Aptidão (DAP); sendo o público prioritário assentados da reforma agrária, comunidades quilombolas e extrativistas. Os interessados podem adquirir maiores informações sobre o cadastramento nos Sindicatos de Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (STTRs) ou nos escritórios do Emater do seu município. O cadastro vai até o dia 29 deste mês.

De acordo com o superintendente da agricultura familiar da SDR, Adalberto Pereira, este ano, a secretaria tem como meta cadastrar, no mínimo, 40% de mulheres entre os agricultores familiares beneficiados. “Outra ação da SDR, através da coordenação do PAA, é a busca por parcerias com as universidades, sobretudo, com a Universidade Federal do Piauí (UFPI)”, antecipou Adalberto Pereira.

Em agosto, a UFPI vai lançar um edital direcionado à agricultura familiar, que será mais uma oportunidade de expandir a comercialização destes produtos. Dando continuidade à articulação com novos parceiros, a SDR vai realizar nesta terça-feira (19) uma reunião, às 9h, na própria secretaria com agricultores familiares da Grande Teresina, a diretora de licitação da UFPI e a coordenação do PAA – SDR, quando os produtores vão apresentar sua demanda à instituição de ensino.

Outras formas que os agricultores familiares têm de vender seus produtos no Piauí são por meio do PAA na Conab, do Programa Nacional da Alimentação Escolar (PNAE) municipal e estadual, através de editais feitos pelas secretarias. “São oportunidades que a agricultura familiar tem de garantir a venda dos seus produtos para o mercado institucional. Ao final, é disponibilizado um volume significativo de recursos. Queremos estar integrados com todas estas instituições para que o agricultor possa plantar e ter, minimamente, a garantia de comercialização. Vale ressaltar, que as prefeituras têm que, obrigatoriamente, de comprar 30% de produtos vindos da agricultura familiar”, enfatizou o superintendente da agricultura familiar da SDR.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES