Cadelas frequentam missas no município de Santana do Piauí

Os animais, que vivem nas ruas do município, sobem no altar para acompanhar as missas e receber atenção e o carinho dos fiéis.

Cadelas | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

As cadelas Pretinha e Toquinha estão fazendo sucesso na Igreja Matriz de São Pedro, em Santana do Piauí. Os animais, que vivem nas ruas do município, sobem no altar para acompanhar as missas e receber atenção e o carinho dos fiéis.

De acordo com o Pe. José Mairton, tudo começou com a Pretinha (cachorra de pelo escuro), indo à missa, acompanhando as pessoas que costumam frequentar as celebrações eucarísticas. Depois do nascimento de Toquinha (animal de pelo amarelo), filha de Pretinha, as liturgias passaram a ser frequentadas pelas duas cadelas. O vigário relatou que as cadelas, além de frequentarem as Missas, também participam das procissões religiosas.

João Rodrigues 

“As cadelas são de rua, elas frequentam todas as Missas, é só ouvirem o badalar do sino que as duas chegam à igreja, inclusive ficam no presbitério, perto altar, elas ficam durante toda a celebração com o Padre, parecem gente, costumo dizer que se comportam melhor, na igreja, que muita gente”, brincou o religioso

“Antes da pandemia, nas procissões, elas iam à frente”, destacou o religioso. O Padre também contou, que, ao termino das Missas, Pretinha e Toquinha se dirigem até a casa paroquial, ligada à igreja matriz de São Pedro, onde são servidas as refeições para o religioso, e o sacerdote divide a refeição com as cadelas.

“Ao término das missas, elas se dirigem para a casa paroquial, ao lado da igreja, e ficam à minha espera, só entram quando eu chego. Durante as refeições, faço questão de dividir os alimentos com elas”, disse o Padre.

A afinidade do Pe. Mairton com animais, durante as celebrações religiosas, se tornou visível desde o início de sua vida sacerdotal. Segundo o religioso, na cidade de Itainópolis, também no interior piauiense, uma cadela participava de suas Missas.

“Quando eu atuava em Itainópolis a cadela Mille se fazia presente às missas, ela pertencia a uma pessoa da comunidade. Ela sentava na frente, no pé do altar, nunca faltava às celebrações, muita gente faltava, ela não, eu até brincava, é quem tem mais fé aqui na igreja, nunca falha a uma celebração”, pontuou o religioso.

A ministra da Eucaristia, Maria Inês Rocha, também falou da assiduidade de Pretinha e Toquinha no dia a dia da comunidade católica em Santana do Piauí. Segundo ela, a ligação das duas cadelas com o Pe. Mairton é muito forte, a ponto dos animais estranharem a presença de outro Padre.

“Lembro de um dado momento, quando Pe. Mairon, por motivo superior, teve que ser substituído em uma Missa por outro celebrante, as cadelas chegaram a ocupar o presbitério, como se estivessem cobrando a presença de Mairon”, relatou Maria Inês.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES