Cães e gatos da zona rural de Teresina serão vacinados no sábado (24)

A vacina animal, que é segura e gratuita, é constituída por vírus atenuado, 2% de tecido nervoso e conservantes a base de fenol e timerosol.

vacona | meio norte
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A Prefeitura de Teresina, através da Fundação Municipal de Saúde (FMS), realizará neste sábado (24), a vacinação contra a raiva em cães e gatos dos povoados rurais das zonas Norte e Leste. No sábado seguinte, dia 31, será a vez das comunidades rurais das regiões Sul e Sudeste.

“Solicitamos que todos os responsáveis, principalmente de sítios, prendam seus animais para que no momento que as equipes de vacinação passem por essas propriedades eles possam receber a vacina. É de suma importância vacinarmos esses animais, para evitarmos que na zona rural haja transmissão ou circulação do vírus da raiva. Lembrando que a única forma de prevenir é por meio da vacinação. A raiva é uma doença que mata”, afirma Oriana Bezerra, gerente de zoonoses de Teresina.

Vacinação de cães e gatos ocorrerá nas zonas rurais de Teresina neste sábado (Meio Norte)

A vacina animal, que é segura e gratuita, é constituída por vírus atenuado, 2% de tecido nervoso e conservantes a base de fenol e timerosol. “As vacinas dos animais são produzidas com o mesmo cuidado que a dos humanos, e não há reaproveitamento de agulhas, porque nós respeitamos tanto os animais quanto os humanos que cuidam deles”, diz a diretora de Vigilância em Saúde da FMS, Amariles Borba.

O último caso de raiva em ser humano em Teresina foi em 1986. Já o último caso de raiva canina foi em 2011 em um cão proveniente do interior do Estado, cujo proprietário é residente de Teresina.

 



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES