Pesquisa: Cai em 57% o número de incêndios registrados no Piauí

No mesmo per íodo de 2011, esse número caiu para 9.046 incêndios, o que representa um percentual de 57% em relação a 2010

Avalie a matéria:
Cai o número de incêndios no Piauí | Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

No ano passado, o satélite Aqua UMD Tarde do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais registrou 15.631 incêndios do Piauí de janeiro a outubro. No mesmo período de 2011, esse número caiu para 9.046 incêndios, o que representa um percentual de 57% em relação a 2010.

A notícia é boa e pode estar relacionada às chuvas ocorridas nos meses mais quentes do ano. Segundo Francisco Celso de Medeiros, coordenador estadual de prev-fogo, os incêndios acontecem por causa da atividade agrícola mal orientada ou do clima. ?Se tiver chuva, os índices tendem a diminuir?, afirma Celso.

O monitoramento de incêndios é feito em tempo real pelo Ibama, através do satélite. E para reduzir os números, equipes do órgão atuam no trabalho de prevenção com palestras para os agricultores, em assentamentos e nos sindicatos.

No Piauí, os municípios de Corrente, Bom Jesus, Alvorada do Gurgueia, Canto do Buriti, Baixa Grande do Ribeiro e Piracuruca foram os lugares onde houve maior índice de foco de calor. A área compreende uma grande extensão de cerrado, caatinga e reservas ecológicas.

Por isso, o Ibama mantém brigadas específicas para esses municípios. No momento em que o Jornal Meio Norte produzia essa matéria, o site do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais registrava 66 focos de incêndio no Estado do Piauí.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES