Caixa Econômica libera abono do PIS/Pasep para nascidos em março e abril

A quantia está disponível no aplicativo da Carteira de Trabalho Digital e no Portal Gov.br.

Caixa Econômica libera abono do PIS/Pasep para nascidos em março e abril | Foto: Marcello Casal Jr./Agência Brasil
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Cerca de 3,8 milhões de trabalhadores com carteira assinada nascidos em março e abril podem sacar, a partir desta segunda-feira (15), o valor do abono salarial do Programa de Integração Social (PIS) e do Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público (Pasep) em 2024. A quantia está disponível no aplicativo da Carteira de Trabalho Digital e no Portal Gov.br.

PAGAMENTOS DIVIDIDOS EM SEIS LOTES: O PIS é pago pela Caixa Econômica Federal e o Pasep, pelo Banco do Brasil. Como ocorre tradicionalmente, os pagamentos serão divididos em seis lotes. O saque poderá ser feito desde o dia de liberação do lote até 27 de dezembro de 2024. Após esse prazo, será necessário aguardar convocação especial do Ministério do Trabalho e Previdência.

QUEM TEM DIREITO? O benefício do PIS/Pasep é concedido a trabalhadores inscritos há pelo menos cinco anos, que tenham trabalhado formalmente por pelo menos 30 dias no ano-base, com remuneração média mensal de até dois salários mínimos, e com dados corretamente informados na Rais pelo empregador. O valor do abono é proporcional ao período trabalhado em 2022, sendo R$ 117,67 por mês trabalhado, contando períodos iguais ou superiores a 15 dias como mês cheio. O valor máximo é o salário mínimo de R$ 1.412 para quem trabalhou 12 meses. 

COMO É FEITO O PAGAMENTO? Trabalhadores da iniciativa privada com conta na Caixa recebem automaticamente o abono conforme o mês de nascimento. Outros beneficiários recebem via poupança social digital ou podem sacar com o Cartão do Cidadão. O pagamento do Pasep é feito por crédito em conta no Banco do Brasil ou transferência por TED. Desde 2021, o abono é pago dois anos após o trabalho com carteira assinada, seguindo recomendação da CGU. 

(Com informações da Agência Brasil)



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES