Caixa libera abono salarial para nascidos em novembro e dezembro

O valor pago a cada trabalhador varia conforme o número de dias trabalhados ao longo do ano-base de 2021

Caixa libera abono salarial para nascidos em novembro e dezembro | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Nesta segunda-feira (17), os trabalhadores nascidos em novembro e dezembro que atuam na iniciativa privada começam a receber o abono salarial referente ao ano-base 2021. A Caixa Econômica Federal deu início ao pagamento em 15 de fevereiro, levando em consideração o mês de nascimento do beneficiário.

O abono salarial, no valor de até um salário mínimo, é destinado aos trabalhadores inscritos no Programa de Integração Social (PIS) ou no Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público (Pasep) há pelo menos cinco anos. Neste momento, estão aptos a receber o abono aqueles que exerceram atividade formal por pelo menos 30 dias em 2021, com uma média salarial mensal de até dois salários mínimos.

Os servidores públicos, militares e empregados de estatais que estão inscritos no Pasep terão a liberação do abono salarial pelo Banco do Brasil, seguindo as mesmas datas do PIS. Em ambos os casos, tanto no PIS quanto no Pasep, o valor estará disponível para saque até o dia 28 de dezembro. Após essa data, os recursos retornarão aos cofres do governo. Neste lote de pagamento, um total de 4.202.121 trabalhadores receberão um montante de R$ 4,25 bilhões. Deste total, 3.659.893 trabalhadores têm direito ao PIS, enquanto 544.228 têm direito ao Pasep.

O valor pago a cada trabalhador varia conforme o número de dias trabalhados ao longo do ano-base de 2021. Estima-se que aproximadamente 22 milhões de trabalhadores sejam beneficiados, totalizando um montante de mais de R$ 20 bilhões. Esses recursos são provenientes do Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT).

De acordo com informações divulgadas pela Caixa, o crédito do abono salarial será realizado de forma automática para aqueles que possuem conta no banco. Já os demais beneficiários receberão os valores por meio da Poupança Social Digital, que poderá ser acessada e movimentada por meio do aplicativo Caixa Tem.

No caso em que não seja viável abrir a conta digital, o saque do abono poderá ser efetuado utilizando o Cartão do Cidadão e a respectiva senha, em terminais de autoatendimento, unidades lotéricas, agências da Caixa Aqui ou agências bancárias. Essas operações devem ser realizadas conforme o calendário de pagamento estabelecido.

(Com informações da Agência Brasil)



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES