Caixa-preta aponta que avião desacelerou após pousar; colisão foi a 175 km/h

Caixa-preta aponta que avião desacelerou após pousar; colisão foi a 175 km/h

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O Airbus-A320 da TAM que sofreu um acidente na ?ltima ter?a (17), em S?o Paulo, bateu e explodiu no pr?dio da TAM Express estava a 175 km/h. Quando pousou, estava na velocidade padr?o para o procedimento, entre 240 km/h e 222 km/h. Essa informa??o faz parte dos primeiros dados retirados da caixa-preta pela NTSB (National Transportation Safety Board), em Washington, EUA.

Cerca de 200 morreram na trag?dia, entre passageiros e pessoas em solo, no pior desastre da avia??o brasileira.

A informa??o foi repassada nesta ter?a-feira a rep?rteres pelos deputados Marco Maia (PT-RS) e Efraim Filho (DEM-PB), que acompanham os trabalhos da NTSB. Diferentemente de ontem, os parlamentares evitaram comentar o significado desse dado perante a investiga??o se ele indicaria que o piloto tentou frear a aeronave em vez de arremeter, por exemplo.

Ontem pela manh?, Efraim chegou a afirmar por telefone a r?dios e sites brasileiros que as primeiras an?lises da caixa-preta mostravam que o piloto do Airbus n?o tinha tentado arremeter. Entretanto, posteriormente, ele recuou.

Tanto a caixa-preta que grava as conversas no interior da cabine da aeronave quanto a que cont?m dados do v?o como altitude e dura??o estavam em perfeitas condi?es. Finda a fase de extra??o das informa?es n?o todas, mas as que interessam, os t?cnicos da NTSB passar?o ? padroniza??o e ? sincroniza??o dos dados dos dois equipamentos. No Brasil, deve ser montada, a partir dessas informa?es, a reconstitui??o do acidente, que tamb?m causou um inc?ndio de grandes propor?es..

O relat?rio final da NTSB pode levar mais de um ano para ficar pronto.

Congonhas

Nesta ter?a-feira, o aeroporto de Congonhas enfrenta problemas devido ao mau tempo. O terminal fechou para pousos por quase tr?s horas no come?o da manh?, fechou mais uma vez ?s 11h05, chegou a reabrir ?s 14h, mas fechou ?s 15h22. Como os avi?es n?o chegam, as decolagens tamb?m est?o praticamente paralisadas.

Das 6h ?s 14h, das 143 partidas programadas, 73 foram canceladas o equivalente a mais de 51%. O n?mero inclui parte das 68 decolagens que a TAM, sozinha, cancelou.

O caos em Congonhas afeta todos os grandes aeroportos do pa?s.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES