FACES DO PIAUÍ - Cajuína do Piauí: o sabor piauiense com gosto de caju

Originada do caju, a cajuína teve suas raízes comprovadamente piauienses confirmadas por pesquisador da Embrapa

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Por Juarez Oliveira e Sávia Barreto

Em Teresina no fim da década de 70, o cantor Caetano Veloso encontrou o pai do poeta Torquato Neto, que havia se suicidado alguns anos antes. ?Na época do acontecido, me senti um tanto amargo e triste, mas pouco sentimental. Quando encontrei doutor Eli, que sempre foi uma pessoa adorável, parecidíssimo com Torquato, essa dureza amarga se desfez. E eu chorei durante horas, sem parar?, relatou Caetano no livro Verdade Tropical.

Seu Eli serviu uma cajuína ao cantor, pegou uma rosa no jardim e entregou ao amigo do filho morto. ?Pois quando tu me deste a rosa pequenina / Vi que és um homem lindo e que se acaso a sina / Do menino infeliz não se nos ilumina / Tampouco turva-se a lágrima nordestina / Apenas a matéria vida era tão fina?. A música, uma homenagem à serenidade do piauiense pai de Torquato Neto, é uma homenagem também à cajuína.

?A cajuína cristalina em Teresina...?. Os versos do cantor Caetano Veloso na música Cajuína ecoam no imaginário local. Se existe uma bebida que é a cara do piauiense, é a cajuína. Originada do caju, fruta abundante no Estado, a cajuína teve suas raízes comprovadamente piauienses confirmadas pelo pesquisador José Lopes Ribeiro, da Embrapa Meio-Norte. Ele lançou os resultados de suas pesquisas no livro intitulado: Cajuína - Informações Técnicas para a Indicação Geográfica de Procedência do Estado do Piauí.

Na publicação, que por enquanto está disponível somente no formato digital, o pesquisador divulga o resultado de duas pesquisas, sobre o melhoramento do cajueiro anão precoce e sobre a origem da cajuína, como meio de obter a indicação geográfica para o Piauí. José Lopes explica que recebeu do Sebrae a missão de pesquisar a origem da cajuína. Ele conta que levou dois anos e meio de pesquisa bibliográfica e de pesquisas de campo, mas que os resultados foram positivos.

José Lopes: cajuína é piauiense

?A cajuína é uma bebida que tem origem indígena. Ela é procedente dos grupos indígenas do Nordeste desde o século XIX, e o Piauí foi o Estado em que ela teve maior aceitação e destaque?, explica. José Lopes conta ainda que o cajueiro é uma planta genuinamente brasileira e nativa do litoral nordestino, com forte adaptação ao clima local, sendo a única fruta, além da manga, que em regime de sequeiro consegue florescer no período seco.

A cajuína poderá ganhar a Indicação Geográfica, pelo Instituto de Certificação de Origem, como sendo uma bebida genuinamente piauiense. O pesquisador informa que a indicação geográfica vai aumentar o reconhecimento e melhorar a qualidade da bebida. ?Com a indicação geográfica, a cajuína do Piauí passará a ser conhecida nacionalmente, devido à padronização do seu processo de fabricação, qualidade e competitividade com outras bebidas não fermentadas e sem aditivos, conquistando novos mercados, ampliando a sua produção e dando sustentabilidade ao agronegócio da cajucultura piauiense?, ressalta.

José Lopes acrescenta ainda que a cajucultura no Estado está relacionada também ao aspecto social pela geração de emprego e renda para a população rural, principalmente no período da seca, quando acontecem as entressafas das culturas anuais, como o arroz, o milho, o feijão e a mandioca.

A cajuína é uma rica fonte de vitamina C, de acordo com as pesquisas realizadas pela Universidade Federal do Ceará. Segundo o estudo, em cada 100 ml de cajuína são encontradas 156 mg de vitamina C, teor três vezes maior do que é apresentado na mesma quantidade do suco de laranja. Um projeto do deputado estadual Fábio Novo (PT), apresentado em agosto deste ano na Assembleia Legislativa do Piauí, determina como obrigatório o uso da cajuína na merenda das unidades de Ensino Fundamental e Médio das redes municipais, estaduais e privadas do Piauí. A quantidade de cajuína implantada no cardápio ficaria a cargo da nutricionista responsável pela escola.

O modo artesanal de produzir a cajuína é considerado como de relevante interesse cultural para o Piauí desde 2008. O reconhecimento foi resultado da atuação da Fundação Cultural do Piauí (Fundac), que realizou - em parceria com o Emater (Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural) ? um trabalho de documentação e pesquisa sobre a bebida piauiense. O registro foi enviado ao Ministério da Cultura (MinC), para que a cajuína também se torne um Patrimônio Cultural Brasileiro.

A ligação dos piauienses com a cajuína é tão sólida, que uma das principais avenidas da capital tem o nome da bebida, a avenida Cajuína, localizada na zona Leste de Teresina. Na capital também acontece a corrida que reúne grandes atletas do Brasil e tem o nome em homenagem a bebida: é a Volta da Cajuína, seletiva piauiense para a corrida de São Silvestre, a mais tradicional corrida de rua do Brasil, e promovida pelo Governo do Estado, por meio da Fundação dos Esportes do Piauí (Fundespi).

De acordo com os indicadores da Cajuespi (Cooperativa dos Produtores de Cajuína do Estado do Piauí), o Piauí produz uma média de 4,6 milhões de garrafas de cajuína por ano. As principais áreas destinadas ao cultivo do caju ficam localizadas nas cidades de São Raimundo Nonato, Picos e Paulistana. A Cajuespi estima em cerca de três mil produtores de cajuína no Estado. A cajuína fabricada no Estado é vendida para São Paulo, Brasília, Rio de Janeiro, Bahia e Maranhão.

A bebida fabricada no Piauí é vendida em todo o Brasil

Fotos: Arquivo Jornal Meio Norte



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES