Caldeirão terá orla urbanizada e estrutura de apoio ao turismo

Caldeirão terá orla urbanizada e estrutura de apoio ao turismo

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O A?ude Caldeir?o, em Piripiri, vai receber recursos para melhoria e constru??o de novas estruturas, voltadas ao fortalecimento tur?stico do local. A informa??o foi confirmada pelo secret?rio estadual de Turismo, S?lvio Leite, que esteve na barragem, na sexta-feira (28), acompanhado do secret?rio nacional de Pol?ticas de Desenvolvimento Regional, do Minist?rio da Integra??o, Simpl?cio M?rio; do deputado estadual Dr. Pinto (PDT) e do superintende regional do Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (DNOCS), Jos? Carvalho.

Durante a visita ao per?metro irrigado, S?lvio Leite declarou que o Caldeir?o deve receber obras de urbaniza??o de sua orla na margem, localizada no povoado Banda, onde funcionam 12 estabelecimentos comerciais do ramo de bares e restaurantes, empregando cerca de 80 pessoas, bem como, do lado oposto do lago que abriga a sede do DNOCS e a col?nia de irrigantes.

?Iremos trabalhar para transformar o Caldeir?o em um dos fortes destinos tur?sticos do Piau?, disse S?lvio Leite, acrescentando que, al?m da paisagem exuberante, o a?ude apresenta potencial diversificado atrav?s de uma culin?ria farta e original e voca??o para esportes aqu?ticos.

Al?m disso, o secret?rio de Turismo coloca a Esta??o de Piscicultura Adhemar Braga como um atrativo. ?A produ??o maci?a de peixes ? um processo que encanta estudiosos da ?rea de biologia e turistas de todas as ?reas, dada a organiza??o, a complexidade e beleza.?, completou S?lvio Leite, referindo-se ao grande laborat?rio que produz milh?es de alevinos anualmente em Piripiri.

As verbas para a execu??o do projeto ser?o, inicialmente, custeadas atrav?s de emendas parlamentares, destinadas por Simpl?cio M?rio, em 2006, durante seu mandato de deputado federal, no valor de R$ 2,800 milh?es. ?Com a libera??o desta emenda, o governador Wellington Dias se comprometeu em repassar a verba para a realiza??o deste trabalho?, explicou S?lvio Leite que, nesta visita de reconhecimento de ?rea, levou o arquiteto Rannieri Pierotti, que vai elaborar a minuta do projeto para a ?rea de lazer do Caldeir?o.

S?lvio Leite saiu bastante entusiasmado com a possibilidade de tamb?m atrair investimentos do setor hoteleiro para o Caldeir?o. J? existe na margem norte da barragem um pequeno hotel, que funciona desde o in?cio dos anos 70, e ostenta uma vista panor?mica encantadora. O secret?rio de Turismo acredita que a urbaniza??o do local inevitavelmente vai estimular empres?rios de hotelaria.

Para tanto, S?lvio Leite defende a forma??o de uma parceria p?blico-privada, capaz de transformar a acomoda??o existente no balne?rio em um moderno hotel. Questionado sobre a previs?o de execu??o das obras, S?lvio Leite disse que ?apesar da determina??o e habilidade do governador Wellington Dias, um trabalho dessa envergadura n?o leva menos de um ano para ser iniciada, portanto, vamos trabalhar na perspectiva de darmos o pontap? inicial no final de 2008?.

Al?m dos recursos das emendas de Simpl?cio M?rio, o deputado estadual Dr. Pinto informou que o deputado federal J?lio C?sar Lima (DEM) est? lutando para a libera??o de R$ 1 milh?o, que seria destinado a obras de cal?amento e saneamento da col?nia de irrigantes.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES