Calor aflige animais do Parque Zoobotânico em Teresina

Animais do Parque Zoobotânico têm tratamento diferenciado para amenizar efeito de altas temperaturas que costumam tirar a tranquilidade deles nesse período mais quente do ano no Piauí

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O segundo semestre do ano é marcado em Teresina pelas altas temperaturas, que acabam dificultando a rotina de quem vive na cidade. Mas não são apenas as pessoas que sofrem com o calor e a baixa umidade do ar, os animais do Zoobotânico também precisam de cuidados especiais para não terem sua saúde comprometida pelas altas temperaturas.

Toda a rotina no cuidado com o animais, dentro do Parque Zoobotânico, é modificada neste período para tentar diminuir os danos do B-R-O-Bró na vida deles. O diretor do Zoobotânico, José Renato, afirma que neste período é usado um sistema de gotejamento dentro dos recintos, para que as temperaturas fiquem mais amenas. Em alguns isso acontece todos os dias, em outros a cada dois dias, de acordo com a necessidade do animal.
No caso dos ursos, os que mais sofrem com as altas temperaturas de Teresina, isso é feito o ano inteiro, já que, para eles, a cidade é quente todos os meses do ano. Mas nesse período esse serviço de gotejamento é intensificado. “O nosso cuidado com os ursos é sempre muito grande.

Eles ficam em um recinto voltado para tornar mais amenas essas temperaturas o ano inteiro. Com esse processo de gotejamento, a temperatura fica alguns graus mais baixa e isso ajuda o animais a enfrentarem esse período, tanto com um clima mais ameno, como com uma umidade mais alta”, disse.

Associado a isso, a equipe do Zoobotânico também tem um cuidado diferenciado com a comida dos animais, neste período. Os alimentos mais pesados são substituídos por outros mais leves, como a carne vermelha, por exemplo, que é trocada por frango e peixes.

Uma outra alternativa é a produção de sorvetes para os bichos, que são feitos no parque, a base de frutas e sucos. A partir da próxima semana eles já devem ter adicionados na alimentação essas guloseimas. Os sorvetes, no entanto, não substitui a alimentação dos bichos, são apenas uma complemento, para ajudar a amenizar o calor.

Clique e curta o Portal Meio Norte no Facebook



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES