Câmara Municipal aprova vistoria em prédios de Teresina

A vistoria deverá ser feita por um técnico habilitado junto ao Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Piauí (

Avalie a matéria:
|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A Câmara Municipal de Teresina também aprovou esta semana em segunda votação o projeto de lei do vereador Renato Berger (PSDB) que obriga a manutenção e vistorias periódicas em prédios da capital. De acordo com o projeto, todas as edificações públicas e privadas deverão apresentar um Certificado de Inspeção Predial. O projeto de lei segue agora para sanção do prefeito Elmano Férrer.

A vistoria deverá ser feita por um técnico habilitado junto ao Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Piauí (CREA-PI). Além da verificação do estado físico de conservação das edificações, serão inspecionados os equipamentos mecânicos e eletromecânicos (elevadores, guinchos, bombas hidráulicas, geradores), bem como os equipamentos de prevenção e combate a incêndios e os demais itens que visem oferecer segurança e integridade aos usuários ou moradores.

Segundo Renato Berger, se enquadram nesta lei as edificações residenciais de três ou mais pavimentos e edificações públicas e privadas. "Muitos prédios de Teresina passam muito tempo sem receber qualquer tipo de vistoria. O objetivo da lei é evitar que tragédias como as que aconteceram no Rio de Janeiro venham acontecer na nossa cidade", declarou.

O certificado de inspeção predial será emitido ou renovado pela Prefeitura Municipal de Teresina, por meio de seu órgão competente, contendo o laudo técnico da inspeção predial que deverá ser elaborado de acordo com normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas - ABNT, e sendo renovado de acordo com o tempo de construção da edificação.

Renato Berger explica que o laudo deve conter assinatura de um profissional responsável, descrição do estado geral da edificação e de seus equipamentos, e identificação dos pontos de edificação sujeitos a manutenção preventiva ou corretiva ou a substituição.

Ainda segundo Renato Berger, o proprietário ou administrador do imóvel que não apresentar o laudo de vistoria técnica, no prazo de 60 dias contados a partir da data de solicitação dos formulários, será notificado pelo Município para que o faça no prazo improrrogável de 60 dias contados da ciência da notificação, sob pena de aplicação de sanções administrativas. (S.B.)



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES