Câmara dos Deputados decide cancelar exposição com foto de Rogéria

Câmara dos Deputados decide cancelar exposição com foto de Rogéria

Câmara dos Deputados decide cancelar exposição com foto de Rogéria | Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A C?mara dos Deputados decidiu cancelar a exposi??o montada no Sal?o Negro da Casa com uma foto da transformista Rog?ria vestida apenas de camisa social e gravata. Depois da dire??o da C?mara proibir a visualiza??o da foto, a diretoria da Casa optou por cancelar a exposi??o. A decis?o foi tomada ap?s tentativas de negocia??o com a curadora da mostra, Karla Os?rio Netto, que se recusou a colocar a foto de Rog?ria dentro de uma cabine, isolada das demais.

"Isso ? coisa da maior arbitrariedade poss?vel. Recebi a not?cia com repugn?ncia, ? um exemplo p?ssimo para a na??o brasileira. ? uma viol?ncia gratuita que remete aos tempos da ditadura. Vou colocar a boca no trombone", amea?ou a curadora.

A diretoria-geral da C?mara argumentou que, ap?s "esgotar as possibilidades de negocia??o" com Karla Os?rio, decidiu cancelar a mostra com base no estatuto da crian?a e do adolescente que defende a inviolabilidade da integridade f?sica e moral das crian?as.

Diretores da Casa ofereceram ? curadora, al?m de colocar a foto dentro de uma cabine, transferi-la para outro espa?o que n?o recebe a visita de crian?as, mas ela teria se recusado a aceitar a oferta.

"A C?mara, para qualquer exposi??o que algu?m queira fazer, tem espa?os pr?prios e tem normas. L? ? um espa?o nobre que tem visitas quase di?rias de crian?as. A gente n?o estava sabendo que as fotos teriam nu. Se autoriz?ssemos, estar?amos sujeitos at? a sofrer repreens?es do juizado de menores", argumentou o chefe-de-gabinete da diretoria-geral da C?mara, Pedro Pellegrini.

Nota divulgada pela secretaria de comunica??o social da C?mara afirma que o Congresso "n?o ? espa?o apropriado para exposi?es que possam gerar constrangimentos de qualquer natureza". A diretoria da Casa admitiu que n?o cobrou da curadora uma pr?via dos trabalhos que seriam expostos na mostra, enquanto Karla Os?rio tamb?m reconheceu que n?o enviou um "croqui" das fotos para an?lise da Casa.

Na opini?o do deputado Fernando Gabeira (PV-RJ), o impasse foi provocado por falhas de comunica??o entre as duas partes envolvidas. "O principal erro, no meu entender, foi a falta de apresenta??o dos contatos ou slide show sobre a exposi??o. Uma vez estabelecido esse crit?rio, as negocia?es podem ser feitas antes da exposi??o ser apresentada. A C?mara dos Deputados tem um estrutura pol?tica e as precau?es t?m que ser maiores do que num museu", disse.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES