Câmara e Senado decidem discutir sobre 2ª instância apenas em 2020

Manente, por sua vez, disse que a proposta pode ser votada até o fim do primeiro semestre de 2020 na Câmara e no Senado.

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Líderes da Câmara e do Senado chegaram a acordo na manhã desta terça-feira para adotar a proposta de emenda à Constituição ( PEC ) 199/2019, que tramita na Câmara. O Senado deverá criar uma comissão, a exemplo do que fez com a reforma da Previdência, para acompanhar os debates na Câmara. Com o acordo, uma possível aprovação para restabelecer a possibilidade de prisão após condenação em segunda instância só será possível em 2020. Além do rito mais demorado, a proposta enfrenta mais resistência na Câmara.

Representantes do Podemos e do PSL reclamaram, ao saírem da reunião, que a decisão é “protelatória”. Para o senador Alvaro Dias (Podemos-PR), a decisão é uma “estratégia de protelação”.

— Procedimento é no ritmo da tartaruga. Não vemos interesse em agilizar — afirmou o senador ao se retirar com colegas do partido da reunião.

Foto: Miguel Ângelo

Aprovada na semana passada na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara, a PEC do deputado Alex Manente (Cidadania-SP) ainda precisa ser analisada em uma comissão especial na Câmara, que terá até 40 sessões para deliberar a matéria. Apesar de criada, o colegiado ainda não foi instalado, à espera das indicações dos partidos.

Manente, por sua vez, disse que a proposta pode ser votada até o fim do primeiro semestre na Câmara e no Senado.

— (Expectativa é que ) até o fim do primeiro trimestre do ano que vem esteja finalizada no Plenário da Câmara — afirmou o proponente da PEC ao sair da reunião.

A reunião convocada pelo presidente do Senado, Davi Alcolumbre (DEM-AP) teve a presença do ministro da Justiça, Sergio Moro. O presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), já havia defendido na tarde desta segunda-feira que a Câmara já tomou sua decisão sobre o assunto com a PEC de Manente.

Foto: José Cruz/Agência Brasil

Os senadores tentavam desde a quinta-feira passada chegar a um acordo sobre qual projeto seguiria no Congresso. A CCJ da Câmara havia aprovado a PEC na tarde anterior. No Senado, o colegiado presidido por Simone Tebet (MDB-MS) tentava fazer avançar um projeto de lei que altera o Código de Processo Penal com a mesma finalidade.

Uma audiência pública para discutir o projeto tinha sido marcada para a manhã de hoje, mas acabou cancelada com a convocação da reunião por Alcolumbre.

Calendário em pauta

O acordo, entretanto, depende da indicação de membros para a comissão e do estabelecimento de um calendário para que a Câmara analise a PEC de Manente. A presidente da CCJ do Senado, Simone Tebet (MDB-MS), após os líderes que discordaram da adoção da PEC da Câmara se retirarem da reunião, afirmou que a decisão de esperar um calendário da Câmara foi bem recebida. Ainda de acordo com a senadora, caso a Câmara descumpra o calendário que deverá ser proposto, ela poderá pautar os projetos que atualmente tramitam na CCJ do Senado. Até a próxima quarta, quando a audiência pública com o ministro Moro será realizada, os projetos seguem tramitando paralelamente.

- O que eu posso adiantar é o seguinte: o calendário vai ser acordo. Se houver acordo nesse calendário e uma única data não for cumprida, nada impede que os projetos que estejam na CCJ sejam imediatamente colocados em pauta. Acho que essa é a grande força que o Senado tem.

Alcolumbre defendeu uma decisão pacífica com a Câmara, reforçando que é necessário esperar o calendário que a Câmara deve enviar. O acordo é que os partidos façam as indicações para compor a comissão especial e já apresente um calendário que não seja nem prazo mínimo nem o máximo.

- É injustiça apontar para o Senado como uma Casa que não quer dar as respostas. Ao contrário, o Senado quer fazer o que é certo e fazer o que é certo é fazer uma legislação, votar uma legislação que possa modernizar e pacificar de uma vez por todas essa questão, porque nós tivemos quatro decisões do Supremo Tribunal Federal.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES