Câmara irá discutir a coleta do lixo hospitalar em THE

Teresina produz o total de sete toneladas desse tipo de resíduo, mas não está realizando a coleta adequada.

O vereador de Teresina, Décio Solano (PT). | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A Câmara Municipal de Teresina aprovou a realização de uma audiência pública para discutir o destino dado ao lixo hospitalar produzido na capital. A solicitação foi feita pelos vereadores Décio Solano (PT) e Urbano Eulálio (PSDB). Segundo o petista, Teresina produz o total de sete toneladas desse tipo de resíduo, mas não está realizando a coleta adequada pondo em risco a saúde da população e o meio ambiente.

Décio Solano explicou que todas as clínicas e hospitais, públicos e privados de Teresina, foram obrigados a realizar alto investimento na construção de salas adequadas para a separação e coleta de lixo hospitalar. Porém, quando o serviço de limpeza da capital recolhe os resíduos, realiza a mistura do lixo hospitalar com o domiciliar, por não possuir equipamentos adequados para a coleta diferenciada. "Quando o carro do lixo passa, ele mistura tudo. No final esse resíduo, que é bastante prejudicial a saúde, é jogado nos aterros", disse.

O vereador afirma que essa é uma questão de saúde pública, já que o lixo hospitalar possui substâncias perigosas para a saúde humana, além de representar um risco de contaminação do lençol freático. "infelizmente existem várias pessoas que vivem do lixo, como os catadores. Eles estão sujeitos a adquirir doenças graves, por que esse lixo não está sendo incinerado", declarou.

Serão convidados a participar da audiência representantes da prefeitura e do Ministério do Meio Ambiente. "Temos que convocar todas as autoridades no assunto para discutir essa questão que é bastante grave. Também estarão presentes os diretores de clínicas e hospitais e o Ministério Público estadual", comentou.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES