Câmara recebe projeto de subconcessão da gestão da Agespisa

Matéria deve ser lida na sessão plenária de hoje, 30

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O projeto que autoriza a subconcessão dos serviços da Agespisa já foi encaminhado à Câmara Municipal de Teresina pela Prefeitura. A matéria deve ser lida na sessão plenária da manhã de hoje (30). A proposição se embasa na autorização para que a instituição possa firmar parcerias com entes do setor privado, para o andamento das suas atividades, tal como na melhoria da qualidade da distribuição de água e do tratamento de esgoto na capital.

Encaminhada pelo prefeito Firmino Filho (PSDB), a matéria segue o disposto na lei sancionada pelo ex-gestor Elmano Férrer (PTB) em 2012, referindo-se a possibilidade de que as ações no órgão possam ser executadas tanto pela Agespisa quanto no ‘regime de subdelegação, parcialmente’. A regulação ficará a cargo da Agência Municipal de Regulação dos Serviços Públicos de Teresina (Arsete). O projeto tramitará nas Comissões da Casa Legislativa e em seguida deverá ser levado à votação no Plenário.

Cabe ressaltar, que nesse primeiro momento, o Instituto de Águas não entra na pauta; assim, o indicativo percorre sobre a possibilidade dos investimentos demandados pela parceria. Tal detalhamento se estende pela ampliação da cobertura de água (atualmente em cerca de 95%) e esgoto na capital.

AGESPISA – As discussões envolvendo à Agespisa não se restringem ao projeto de subconcessão, a transformação em Instituto de Águas segue a fortalecer o diálogo entre os prefeitos piauienses. Atenção conferida durante a última segunda (28), quando os gestores municipais estiveram reunidos com o governador e o diretor do órgão, Herbert Buenos Aires, onde foi relatado plano para ampliar o saneamento no Estado. “O objetivo maior dessa reunião foi levar ao conhecimento dos prefeitos o planejamento que o Governo do Estado está desenvolvendo para efetivamente enfrentar os déficits de saneamento aqui no Piauí e, evidentemente, informar como será a transição das operações da Agespisa para Instituto. Se a ferramenta que nós temos hoje não está funcionando adequadamente, apresentamos aqui as propostas do Governo para que os prefeitos reflitam e tomem a sua decisão”, ex-plicou o gestor.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES