Câmara sofre pressão para não adiar eleição, revela Margarete Coelho

Deputada federal do Piauí tratou em transmissão ao vivo sobre a proposta que adia as eleições para novembro

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

 Com a aprovação no Senado da proposta que adia a eleição municipal deste ano, a deputada federal Margarete Coelho (Progressistas) indicou em transmissão ao vivo na sexta-feira, 26 de junho, que a Câmara sofre uma pressão para manter o pleito em outubro. De acordo com a parlamentar, há uma indecisão na Casa Legislativa, que terá a incumbência de analisar a pauta defendida pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), que prevê o primeiro turno para 15 de novembro e o segundo turno no dia 29 do mesmo mês.

“Estamos nesse período eleitoral cheio de decisões, é impressionando o impacto da Covid-19, e as pessoas não estão entendendo esse novo normal, não podemos gerar expectativa com datas porque elas podem ser frustradas, mas o período eleitoral está, e o grande tema é a data das eleições; hoje há uma clara indecisão no Congresso, o Senado já acolheu a ideia do ministro Barroso (Luiz Roberto Barroso, presidente do TSE) para 15 de novembro o primeiro turno e 29 de novembro o segundo turno”, afirmou.

Na videoconferência feita com o prefeito de Teresina, Firmino Filho (PSDB), a deputada federal piauiense reverberou a preocupação com o período de campanha, por conta do contato e os atos realizados nos municípios, o que pode ocasionar um aumento nos casos de Covid-19.

“Na Câmara o debate tá diferente, creio que soframos mais a interferência da sociedade, movimentos sociais, e tem sido muito pressionada a não aderir essa alteração de datas e manter o dia 04 de outubro, qual o debate que se estabelece: o ministro Barroso ouviu muitos especialistas; na Câmara o que se diz é que não há a segurança que no dia 15 de novembro essa curva será achatada e já tenhamos certa condição de normalidade, e além de não houver a segurança ainda vamos prorrogar por 45  dias a campanha e pré-campanha, e os candidatos vão naturalmente se manifestar”, afirmou.

Margarete Coelho frisou a dificuldade em controlar os atos de campanha, principalmente no que tange o respeito aos protocolos sanitários definidos, o que pode ocorrer de forma mais eficaz no dia da eleição em si.

“De toda forma os candidatos vão tentar se relacionar com os eleitores, e não adianta pensar que vai ser tudo pela internet. A ideia é que os atos de campanha são mais difíceis de controlar do que o dia da eleição”, complementou.

Reprodução



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES