Câmara vota PL contra transporte clandestino nesta quarta-feira

A PL institui normas para coibir atividades de transporte irregular

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Após fraudes envolvendo mototaxis piratas, fretar transportes deve ficar mais seguro em Teresina. Isto porque a Câmara dos Vereadores vota na manhã desta quarta-feira, dia 13, o Projeto de Lei nº 93/2016, de autoria da PMT, que institui normas para coibir atividades de transporte clandestino e irregular de passageiros na capital.

O presidente do Sindicato Municipal dos Mototaxistas, Ricardo Costa, explica que a iniciativa deve beneficiar tanto mototaxistas quanto a população. “Tem muito bandido que se disfarça de mototaxi para roubar as pessoas e esse Projeto de Lei deve inibir isso”, explica. Além de elevar a segurança, a fiscalização favorece aqueles mototaxistas regularizados que têm sua clientela usurpada pelos que não cumprem as previsões legais.

Em reunião nesta terça-feira, 12, na Câmara, o PL foi aceito pela maioria dos vereadores da cidade e deve ir para a primeira fase de votação na quarta. A segunda fase deve ocorrer após o recesso parlamentar, no mês de agosto. “Nós intermediamos o contato com a Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (Strans) e o executivo enviou a proposta para a Câmara. A votação deve acontecer a partir das 8h”, explica o vereador Luis André, do Partido Social Liberal (PSL).

“A proposta visa a coibir pessoas realizando transportes irregulares, sem certificado ou regulamentação. Com uma fiscalização mais intensa, esperamos diminuir os índices de violência”, ele conta.

Quem não estiver com a documentação em dia pode ficar em prejuízo: a multa, que era de R$ 85 para a irregularidade, agora chega a R$ 600, um aumento de mais de 700% no valor, além de outras previsões legais, como o recolhimento do veículo irregular. O projeto também prevê valorizar a classe dos mototaxistas, uma articulação e pedido da Casa ao Poder Executivo.

Repórter: Mayara Valença



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES