Camelôs vendem um suposto remédio contra nova gripe no RS

E o medo do contágio levou as escolas infantis e creches a suspender o reinício das aulas

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O medo da gripe suína produziu duas situações extremas, no Sul do Brasil: camelôs estão vendendo o remédio para o tratamento da doença nas ruas de Porto Alegre. E o medo do contágio levou as escolas infantis e creches a suspender o reinício das aulas.

A auxiliar de serviços gerais Fernanda Machado descobriu que a creche dos filhos estava fechada, quando saía para o trabalho. ?Agora, eu vou ter que continuar em casa, cuidando deles e correndo o risco de perder o emprego?, diz.

A Prefeitura de Porto Alegre quer reduzir o risco de contágio do vírus da nova gripe entre as crianças menores de 6 anos de idade e adiou por duas semanas o reinício das aulas. Ao todo, 17 mil crianças foram afetadas pela decisão.

Sem escolas e com as creches fechadas, os pais precisam buscar alternativas. Muitos procuram o trabalho de pessoas como a babá Marilaine Bom.

Até semana passada, ela cuidava de duas crianças. Hoje, divide a atenção e a casa onde mora, com mais quatro meninos e meninas. ?É lucro, mas para as mães é ruim porque pesa no bolso delas. Vai fazer falta para elas?, diz a babá.

Nesta quinta-feira (6), a Secretaria Estadual de Saúde do Rio Grande do Sul confirmou mais três mortes provocadas pela nova gripe.

Remédios vendidos por camelôs

No centro de Porto Alegre, camelôs irregulares vendem ilegalmente o que, segundo eles, é o remédio usado no tratamento da doença. Com uma câmera escondida, a reportagem flagrou a ação de um homem. Ele oferece cinco comprimidos por R$ 120.

O vendedor garante que o medicamento é verdadeiro e ainda tenta ensinar como o remédio deve ser tomado. Em poucos minutos, outro homem faz a entrega. Os comprimidos são embalados em um saco plástico, sem nenhum cuidado. A Polícia Civil abriu inquérito para investigar o caso.

?São criminosos que estão soltos na cidade, vendendo remédios que não são só falsificados, mas que são modificados e que podem prejudicar e levar até a morte?, avisa o secretário municipal de Indústria e Comércio, Idenir Cecchin.

As autoridades de saúde condenam o uso de remédios comprados sem procedência e mal acondicionados. Mesmo o uso do medicamento verdadeiro, sem receita, também é perigoso e pode causar resistência do vírus.

?A automedicação pode causar efeitos colaterais e obviamente o paciente pode não melhorar. Ele pode até deixar de ter recebido a medicação que receberia se fosse procurar atendimento?, explica o médico infectologista Ricardo Zimerman.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES