Câmera registra momento que prefeito é morto a tiros em estacionamento

Ferido, João ainda tentar fugir, anda por poucos metros, mas ele cai logo depois ao lado da prefeitura.

| Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Câmeras de monitoramento da Prefeitura de Imbuia, no Vale do Itajaí, registraram o assassinato do prefeito João Schwambach (MDB), de 59 anos, com dois tiros no peito no estacionamento da prefeitura no fim da tarde da última quarta-feira (8).  As informações são do G1.

As imagens das câmeras de segurança do prédio mostram quando o carro da pessoa que atirou chega e para ao lado da caminhonete do prefeito, no estacionamento da prefeitura. Depois, Schwanbach sai do prédio com outras pessoas e caminha até o próprio carro.

As imagens sugerem que o prefeito foi chamado pelo ocupante do outro veículo para próximo à janela do passageiro e é atingido pelos disparos. Ferido, João ainda tentar fugir, anda por poucos metros, mas ele cai logo depois ao lado da prefeitura.

Investigação

O secretário de Administração, Fazenda e Planejamento de Imbuia, Neri Fermino, que estava junto com João minutos antes do crime, não consegue entender qual teria sido a motivação.

"Foi um dia normal, o prefeito fazendo suas atividades, por volta das 17h, estava no gabinete e ele até brincou: ‘Está na hora né, Neri, a gente tá indo’. Saímos, tomamos água e saímos para o pátio. Quarenta minutos depois me ligaram que tinham achado o corpo do prefeito ao lado da prefeitura", conta.

O suspeito do crime é um homem de 77 anos, morador da cidade. Ele foi encontrado minutos depois do crime com um tiro na cabeça, foi levado ao hospital e está internado em estado grave. A hipótese levantada pela polícia é que ele tenha tentado suicídio.

A Polícia Civil investiga o caso. "Teve autuação em flagrante pela questão do homicídio, o caminho agora é somar outras informações para saber a motivação. Parece uma motivação pessoal entre o autor e o prefeito, algum de contentamento, alguma mágoa", disse Valério Farias.

Luto e trajetória

O município decretou três dias de luto oficial e nenhuma repartição pública abriu. No Centro da cidade há uma faixa preta. Por nota, o governo de Santa Catarina lamentou a morte e também decretou luto oficial por três dias.

"Foi uma covardia, uma tristeza, uma pessoa de bem que nem meu pai que sempre trabalhou para o bem da cidade, a família está arrasada", afirmou um dos filhos, Valdonir Schwanbach.

João deixa esposa e seis filhos. Ele era agricultor e estava em seu primeiro mandato como prefeito. Já tinha sido vereador por dois mandatos e vice-prefeito duas vezes.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES