Campanha Agosto Azul Vermelho chama atenção para a saúde vascular

Campanha procura conscientizar sobre a importância dos cuidados preventivos com a saúde vascular.

Campanha Agosto Azul Vermelho alerta para a saúde vascular | reprodução internet
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Neste mês de agosto, a Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia Vascular (SBACV) promove a “Campanha Agosto Azul Vermelho”. Ela procura conscientizar sobre a importância dos cuidados preventivos com a saúde vascular. Com essa inciaitiva, busca-se informar e tentar mudar velhos hábitos relacionados  à saúde.

"É necessário conscientizar as pessoas a fazerem o check-up mesmo na ausência de sintomas, para que possamos fazer o diagnóstico precoce de possíveis doenças em estágios iniciais", explicou o presidente da SBACV-RJ e cirurgião vascular, Almar Bastos.

Cuidados com a saúde vascular é o alerta da campanha - reprodução

Rotina saudável

Entre as doenças vasculares comuns que se pode destacar estão a trombose, acidente vascular cerebral (AVC), pé diabético, aneurisma de aorta e varizes. 

A maioria delas tem seus riscos reduzidos com rotinas mais saudáveis. Praticar exercícios físicos regulares, evitar o de álcool, cigarro e outras drogas, ter alimentação saudável. 

Assim se busca a conservação das veias e artérias. Conhecer o histórico de doenças da família também é um fator importante para prevenir o avanço dos sintomas.

Algumas doenças atigem homens e mulheres - reprodução internet

Varizes

As varizes, são as doenças mais comuns em mulheres, por conta da gravidez e uso de anticoncepcionais. Varizes são veias permanentemente dilatadas, tortuosas e com função comprometida. Afetam cerca de 15% da população adulta e acima dos 70 anos, cerca de 70% das pessoas apresentam o problema.

Para amenizar o problema é importante praticar atividade física regularmente, que fortalecem a musculatura da panturrilha e favorecem o bom funcionamento do sistema circulatório; fazer caminhada que ajudar a bombear o sangue de volta ao coração e assim diminuir a sensação de peso e cansaço; deixar as pernas para cima com a ajuda de almofadas por cerca de 20 minutos, diariamente; beber muita água.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES