Campanha contra a gripe pretende imunizar mais de 53 mil crianças

A campanha se estende até o próximo dia 22 de maio

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Todas as 104 salas de vacina do município estão abastecidas com vacinas contra a influenza, doença também conhecida como gripe. A campanha se estende até o dia 22 de maio e tem como um dos públicos-alvo crianças entre seis meses e menores de cinco anos de idade, que requerem atenção especial.

 Das mais de 152 mil pessoas inclusas no grupo prioritário da capital, as crianças estão em segundo maior número: 53.305 meninos e meninas em Teresina. “As crianças, assim como os idosos, são um grupo imunologicamente menos eficiente que os adultos saudáveis. Por isso, é importante reforçar a proteção com a vacina”, afirma a infectologista Amparo Salmito, gerente de epidemiologia da Fundação Municipal de Saúde (FMS).

 É importante que os pais levem o cartão de vacina para registro. Aquelas que estão sendo imunizadas pela primeira vez devem tomar apenas meia dose da vacina inicialmente e retornar após 30 dias para a administração da segunda dose. “No momento da vacina, procure orientação dos profissionais de saúde sobre o esquema correto para seu filho”, recomenda Amparo Salmito.

Além das crianças, estão sendo imunizadas pessoas com 60 anos ou mais de idade, gestantes, puérperas (até 45 dias após o parto), grupos portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais, entre outros. Os trabalhadores de saúde também terão direito à vacina a partir do dia 18 de maio.

 A vacina protege contra os três tipos mais comuns da gripe, que são as causadas pelos vírus H1N1, H3H2 e B. Trata-se de uma doença que pode se tornar porta de entrada a diversas complicações, especialmente nos grupos vulneráveis que estão sendo contemplados pela campanha. "Há evidências de que a administração da vacina reduziu as internações por doenças respiratórias", afirma Amparo Salmito.

 A influenza é uma infecção viral aguda que afeta o sistema respiratório. É de elevada transmissibilidade e distribuição global, com tendência a se disseminar facilmente em epidemias sazonais. A transmissão ocorre por meio de secreções das vias respiratórias da pessoa contaminada ao falar, tossir, espirrar ou pelas mãos, que após contato com superfícies recém-contaminadas por secreções respiratórias pode levar o agente infeccioso direto a boca, olhos e nariz.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES