Campanha contra a raiva supera a meta de cobertura em Teresina

Ao todo foram vacinados 115.297 animais

A Prefeitura de Teresina concluiu a Campanha de Vacinação contra a Raiva. A meta geral, que era vacinar 80% da população de cães e gatos do município, foi superada. Ao todo foram vacinados 115.297 animais, correspondendo a 84,07% da cobertura.

Segundo dados parciais da Fundação Municipal de Saúde, foram imunizados 88.092 cães e 27.205 gatos, entre zonas urbana e rural. Para isso, foram disponibilizados 264 postos na zona urbana e visitadas 142 localidades em toda a zona rural.

Há mais de 20 anos, Teresina não registra casos da doença em humanos residentes no município. “Este é o resultado da boa cobertura vacinal que a cidade apresenta todos os anos. Isso porque a vacina é a forma de prevenção mais segura contra a raiva e manter esta estatística é fundamental para manter a doença longe de nosso município”, diz a gerente de zoonoses Oriana Bezerra.

A vacina contra a raiva animal é disponibilizada de forma gratuita para a população. Ela é segura e gratuita, é constituída por vírus atenuado, 2% de tecido nervoso e conservantes a base de fenol e timerosol.

Aqueles que não puderam vacinar seus cães e gatos contra a raiva também podem levar os bichos até a Gerência de Zoonoses, localizada na Rua Minas Gerais, Nº 909 – Bairro Matadouro, zona Norte, no horário de 8h às 17h.

A raiva é uma zoonose viral, que se caracteriza como uma encefalite progressiva aguda e letal. Todos os mamíferos são suscetíveis ao vírus da raiva e, portanto, podem transmiti-la. A doença apresenta dois principais ciclos de transmissão: urbano e silvestre, sendo o urbano passível de eliminação, por se dispor de medidas eficientes de prevenção, tanto em relação ao ser humano, quanto à fonte de infecção.

Fonte: Com informações da Prefeitura de Teresina
logomarca do portal meionorte..com