Campanha contra a raiva supera a meta de cobertura em Teresina

Ao todo foram vacinados 115.297 animais

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A Prefeitura de Teresina concluiu a Campanha de Vacinação contra a Raiva. A meta geral, que era vacinar 80% da população de cães e gatos do município, foi superada. Ao todo foram vacinados 115.297 animais, correspondendo a 84,07% da cobertura.

Segundo dados parciais da Fundação Municipal de Saúde, foram imunizados 88.092 cães e 27.205 gatos, entre zonas urbana e rural. Para isso, foram disponibilizados 264 postos na zona urbana e visitadas 142 localidades em toda a zona rural.

Há mais de 20 anos, Teresina não registra casos da doença em humanos residentes no município. “Este é o resultado da boa cobertura vacinal que a cidade apresenta todos os anos. Isso porque a vacina é a forma de prevenção mais segura contra a raiva e manter esta estatística é fundamental para manter a doença longe de nosso município”, diz a gerente de zoonoses Oriana Bezerra.

A vacina contra a raiva animal é disponibilizada de forma gratuita para a população. Ela é segura e gratuita, é constituída por vírus atenuado, 2% de tecido nervoso e conservantes a base de fenol e timerosol.

Aqueles que não puderam vacinar seus cães e gatos contra a raiva também podem levar os bichos até a Gerência de Zoonoses, localizada na Rua Minas Gerais, Nº 909 – Bairro Matadouro, zona Norte, no horário de 8h às 17h.

A raiva é uma zoonose viral, que se caracteriza como uma encefalite progressiva aguda e letal. Todos os mamíferos são suscetíveis ao vírus da raiva e, portanto, podem transmiti-la. A doença apresenta dois principais ciclos de transmissão: urbano e silvestre, sendo o urbano passível de eliminação, por se dispor de medidas eficientes de prevenção, tanto em relação ao ser humano, quanto à fonte de infecção.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES