Campanha contra aftosa é para vacinar 1,6 milhão de bovinos

Para este evento está sendo convidado o veterinário Josélio Moura

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

T?cnicos, veterin?rios, pecuaristas, pol?ticos, gestores municipais e autoridades do Governo ser?o convidados a participar de reuni?o prevista para dia 30 de abril, quando ser? lan?ada mais uma campanha de erradica??o da febre aftosa no Estado do Piau?. O lan?amento n?o ocorrer? numa fazenda das imedia?es da capital, mas no teatro da Assembl?ia. O rebanho do bovino do Piau? ? estimado em 1, 6 milh?o de animais.

Para este evento est? sendo convidado o veterin?rio Jos?lio Moura, autoridade brasileira em medicina veterin?ria, presidente da Associa??o Brasileira de Medicina Veterin?ria (SBMV), e fiscal do Minist?rio da Agricultura, Pecu?ria e Abastecimento. Ele defende a exist?ncia de "permanente atualiza??o dos laborat?rios de diagn?stico e tamb?m uma aten??o especial na melhoria da qualidade das vacinas utilizadas no combate ?s mais diversas doen?as que afetam os nossos rebanhos".

Para Jos?lio Moura, ?o contingenciamento e outras falhas do sistema t?m que mudar o mais r?pido poss?vel, tendo em vista que o complexo produtivo de todas as carnes, n?o apenas a de bovinos gerou no ano passado 10,8 bilh?es de d?lares. ? uma quest?o de economia?, defende o presidente da SBMV.

Segundo o diretor da Ag?ncia de Defesa Agropecu?ria do Piau? (Adapi), a palestra deflagra a primeira campanha de 2008 com a palavra de ordem de ?vacinar, vacinar, vacinar?.

O diretor da Adapi explica que ser?o adotadas todas as provid?ncias poss?veis para atendimento dos ?ndices necess?rios ? supera??o da condi??o atual do rebanho do Piau? que se encontra em ?risco desconhecido para a febre aftosa?. Jos? Antonio Filho quer criar a mentalidade no criador de que s? a sua ades?o com a aquisi??o da vacina, sua aplica??o no rebanho e depois sua certifica??o com apresenta??o da nota fiscal v?o provocar uma mudan?a nesse quadro que vem prejudicando economicamente a atividade pecu?ria no Piau?.

No controle da febre aftosa, o Brasil est? dividido em cinco circuitos: Centro-Oeste, Sul, Leste, Norte e Nordeste. A erradica??o da febre aftosa est? sob controle nos circuitos Sul, Leste e Centro-Oeste. J? nos circuitos Nordeste e Norte (fronteiri?o a Mato Grosso) a situa??o ? preocupante. Para os grandes criadores do Sul do Pa?s a febre aftosa ? mais presente nos Estados em que a pecu?ria n?o tem grande import?ncia econ?mica.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES